1985: o ano dourado do rock nacional

O ano era 1985 e o Brasil estava deixando para trás o sombrio jugo militar que assolou o país por vinte anos. Tancredo Neves foi eleito (indiretamente) presidente da República – mas acabou não assumindo. A missão de guiar o país rumo a uma democracia ficou nas mãos de José Sarney, um político conservador que, em diversos momentos de sua carreira, havia se aliado aos ditadores de farda.

Também naquele ano havia acontecido a primeira edição do Rock in Rio, com grandes atrações internacionais e a consagração de diversos artistas nacionais, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Kid Abelha.

A trilha sonora desta época é marcada também pelo rock nacional – o estouro da banda carioca Blitz, em 1982, abriu caminho para uma série de bandas, muitas delas contratadas pelas principais gravadoras que atuavam no país.

E 1985 acabou marcando a estreia em álbum de bandas que marcaram suas trajetórias na história do rock brasileiro – e este episódio fala um pouco sobre elas: Legião Urbana (foto), Ultraje a Rigor, Ira!, Garotos Podres, Sepultura, RPM e Cazuza – recém-saído do Barão Vermelho e estreando em carreira solo.

Neste último programa de 2025, também trazemos uma entrevista com Nata Nachthexen, vocalista da banda Manger Cadavre?, de São José dos Campos.

Clique no player para ouvir.

Compartilhe...