Blues explode em grande festival em Brasília

Sergio Duarte

Eugenio Martins Junior – do blog Mannish Blog – texto e fotos

Foi um dia quente em Brasília. Cheguei no segundo dia do República Blues, quando o grande festival de blues da capital recebeu Sérgio Duarte, a Brazilian Blues Band, Taryn Szpilman, Irmandade do Blues e Dylan Triplett e Simi Brothers. Com céu azul e o já famosos clima seco. Foi realizado em Brasília entre os dias 8 e 10 e setembro no Varandão do Pátio Brasil Shopping.

O festival República Blues fomenta os gêneros jazz, blues e música instrumental desde 2001, com atividades em diversas localidades da capital, como bares, teatros, casas de show e arenas montadas para eventos.

Os primeiros festivais, em 2004 e 2005, nominados BsB Blues Festival, ocorreram na antiga casa de shows Café Cancun, e tiveram como destaques, o gaitista americano Peter MadCat Ruth e o pianista, também americano, Deacon Jones, além de nomes nacionais como Nuno Mindelis, Victor Biglione Blues Etílicos. Destacaram-se também artistas locais como a Celso Salim, Rafael Coury, Dillo e Oficina Blues, que trouxeram à casa públicos significativos, motivo pelo qual se planejou um festival mais amplo.

Já com o nome República Blues, foram realizadas em espaços como o Complexo Cultural da República e o Gramado da antiga Funarte, as edições de 2009, 2010, 2011,2013,2018 e 2022 que receberam, em média, um público de 10 mil pessoas. 

Todas com a característica da franquia do ingresso ao público, do incentivo à produção autoral local, à inserção de atividades formativas gratuitas, e que trouxeram nomes como TM Stevens, Delmar Brown, Cindy Blackman, Stanley Jordan, Armandinho Macedo, Nuno MIndelis, Blues Etílicos, André Christovam, Hermeto Paschoal, entre outros.

Mudança de local – O maior evento de blues, jazz e música instrumental do Centro-Oeste já foi realizado em ambiente fechado, na antiga casa de shows Café Cancun, ocupou também o Museu da República, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, e o Gramado da antiga Funarte, com grande sucesso de público.

Este modo itinerante também tem a função de trazer novos ares, novas sensações visuais e sonoras e uma nova experiência, a cada novo espaço ocupado pelo evento, e o Varandão do Pátio Brasil Shopping tem, com toda certeza, o poder de oferecer uma nova experiência ao público blueseiro.

Taryn Szpilman
Brazilian Blues Band
Irmandade do Blues
Vasco Faé, da Irmandade do Blues

Compartilhe...