Megadeth é a primeira banda clássica thrash a anunciar que vai parar – o fim de uma era

Megadeth (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O anúncio da banda americana Megadeth de que prepara o fim de suas atividades é uma das notícias mais importantes do ano no rock. É simplesmente a primeira banda de thrash metal californiana a vislumbrar o fim das atividades – ou seja, é o início do fim de uma era.

No momento em que estamos às vésperas de entra no ano da celebração de 46 anos de criação do Metallica – surgido em 1981 e que teve Dave MNustaine, do Megadceth, em sua formação inicial -, a notícia indica u vidente sinal esgotamento de um subgênero muito popular do heavy metal e do rock.

Hoje o Metallica é uma banda gigantesca, do tamanho do U2 e, de certa forma, no mesmo patamar de Rolling Stones e Madonna. Sendo assim, o o Megadeth é o nome mais estrelado do thrash e que ainda representa uma era dourada do rock pesado.

Mustaine, que é guitarrista e vocalista e que fundou o Megadeth em 1983 logo após a sua demissão do Metallica, divulgou em textos no site da banda que o próximo álbum da banda, que está em fase de produção, será o último de estúdio, assim como a turnê subsequente será a última da banda.

Ainda que tenha saído da banda por questões pessoais, não dá para deixar de lado o fato de que o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro já farejava algo diferente no cotidiano do Megadeth.

Foram oito anos ao lado de Mustaine e o brasileiro não conseguiu esconder, nas longas e vagas explicações sobre sua saída, o desconforto em seus momentos finais. Parecia adivinhar que a banda estava entrando em seu período final de existência.

“Há tantos músicos que chegam ao fim da carreira, seja por acidente ou por escolha. A maioria não consegue se despedir no auge e nos seus próprios termos, e é exatamente aí que estou na minha vida agora. Eu viajei o mundo e conquistei milhões e milhões de fãs, e a parte mais difícil de tudo isso é dizer adeus a eles”, disse Dave Mustaine bo texto publicado no site.

O novo álbum do Megadeth será lançado pelo selo Tradecraft, de Mustaine, em parceria com o BLKIIBLK, novo selo do Frontiers Label Group. O trabalho terá seu primeiro single — ainda não revelado — lançado junto com a pré-venda mundial neste outono no hemisfério norte.

Foi uma decisão corajosa do guitarrista – claro, levando em consideração de que não haverá mudança de ideia e adiar o fim das atividades. Megadeth é uma instituição de rock pesado e referência em todos os sentidos.

O anúncio de seu fim à la Sepultura não só significa o fim de uma era, mas pode também indicar que outras bandas de thrash metal com mais de 40 anos de carreira podem tomar o mesmo caminho.

Compartilhe...