Audiovisual se une para garantir a soberania cultural

Soberania cultural é a palavra de ordem entre profissionais da área de audiovisual e de entretenimento. A mobilização d setor cresceu bastante com os protestos contra um projeto de lei que regulamenta o streaming no Brasil em tramitação na Câmara dos Deputados.

E manifestação da Apacine (Associação Paulista de Cinema) repudia os termos do projeto de lei, que seria extremamente benevolente com as empresas gigantes do setor e as chamadas “big techs” em detrimento da produção cultural brasileira. 0

O manifesto, que foi publicado em redes sociais e jornais de grande circulação, também dá apoio ao ator Warner Moura, que faz sucesso atualmente com o filme “O Agente Secreto”.

Em vídeo gravado na semana passa, o ator investiu contra os termos do projeto em tramitação no Congresso. Critica a quase inexistência de incentivos para quem produz o audiovisual e não impõe regras rígidas para as empresas, sobretudo na questão da remuneração os produtores.

O assunto é importante porque impacta toda a área cultural e pode servir de base, se o projeto for aprovado, para área musical, com mais prejuízos para os artistas.

Clique aqui para ler o manifesto dos cineastas paulistas.

Abaixo, o vídeo importante de Wagner Moura:

Compartilhe...