A literatura encontra o metal para celebrar a Dorsal Atlântica


Somente um artista visionário, um intelectual, para unir com competência literatura e rock pesado. Carlos Lopes, guitarrista e vocalista da banda de heavy metal Dorsal Atlântica, está divulgando o seu novo projeto, que já está no mercado e nas livrarias.

Além de músico, Lopes é jornalista, escritor, artista gráfico e quadrinista. Também participou da elaboração de roteiros de documentário sobre a própria banda. O lançamento do momento é “Dorsal Atlântica: Uma expedição literária ao dorso do heavy metal”.

Editado pela editora Natesha, a obra é uma antologia de contos baseados em canções da banda carioca, com organização e orientação de Carlos Lopes. São 2 textos escritos por jornalistas, músicos, produtores culturais e profissionais com estreitas ligações com o grupo.

É uma obra diversificada que abrange textos que passeiam pela ficção científica, realismo fantástico e crônicas urbanas e cotidianas, Não se tem notícia de projeto semelhante no rock mundial

Cada autor mergulha em uma faixa do repertório da banda e a transforma em conto, construindo um verdadeiro mosaico literário que ecoa a rebeldia, a força e a inventividade do metal nacional.

Sob a inspiração de Carlos Lopes, o livro celebra um artista que, após 45 anos de carreira, segue rompendo barreiras e reinventando-se. ”Esta é uma viagem imperdível pela música, pela literatura e pela história viva de uma banda que nunca deixou de estar à frente de seu tempo”, comentou o guitarrista observar o resultado do projeto.

O livro marca o início do período de celebrações de 45 anos de existência da Dorsal Atlântica, pioneira do metal nacional ao lado do trio paraense Stress. Lopes já anunciou eu novo álbum será lançado em 2026 viabilizado por meio de bem-sucedida campanha d financiamento coletivo.

Clique aqui para ver um vídeo de Lopes explicando a obra.

DESCRIÇÃO


01 – IMPÉRIO DE SATÃ (Ultimatum) – Caco Garcia

02 – DEPRESSÃO SUICIDA (Antes do Fim) – Márcio Paixão Jr.

03 – GUERRILHA (Antes do Fim) – Fabio Shiva

04 – INVEJA (Antes do Fim) – Leonardo Triandopolis Vieira

05 – VIOLÊNCIA É REAL (Dividir e Conquistar) – Thais Brayner

06 – MORADOR DAS RUAS (Dividir e Conquistar) – Vinicius Vertigem

07 – VELHICE (Dividir e Conquistar) – Cristiano dos Passos

08 – HIERARCHIC DEMOCRACY (Searching For The Light) – Luciano Cirne

09 – FIGHTING IN GANGS (Searching For The Light) – Eliton Tomasi

10 – ROCK IS DEAD (Musical Guide From Stellium) – Mana Mendonça

11 – MY GENERATION (Musical Guide From Stellium) – Fabiano Calixto

12 – THY KINGDOM COME (Alea Jacta Est) – Luísa Novaes

13 – BLACK MESSIAH (Alea Jacta Est) – Luiz Cesar Pimentel

14 – STRAIGHT (Straight) – Wilfred Gadêlha

15 – DOR (Straight) – Ciberpajé

16 – STALINGRADO (2012) – Railine Guedes

17 – A INVASÃO DO BRASIL (2012) – Rogério Bigbross

18 – COMISSÃO DA VERDADE (2012) – Fausto Mucin

19 – IMPERIUM (Imperium) – Susy Ramone

20 – DEUS QUE DANÇA (Imperium) – Paulo-Roberto Andel

21 – BELO MONTE (Canudos) – Daniel Dutra

22 – LIBERDADE (Canudos) – Antonio Carlos Monteiro

23 – PANDEMIA (Pandemia) – Ana Trettel

24 – INFECTADOS (Pandemia) – Lelo Reinoso


Detalhes do produto
Editora ‏ : ‎ Natesha
Data da publicação ‏ : ‎ 25 outubro 2025
Número de páginas ‏ : ‎ 368 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 6598604370
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6598604370
Idade de leitura ‏ : ‎ 1 ano e acima
Dimensões ‏ : ‎ 0.2 x 14 x 21 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 427.103 em Livros (Conheça o Top 100 na categoria Livros)Nº 5.833 em Contos Literatura e Ficção

Compartilhe...