Mostra Internacional de SP traz raras cenas de Beck e Page no cinema

(Foto: Reprodução)

Inicia hoje um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e um dos destaques de sua programação é uma retrospectiva da obra do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. Entre os vinte e três filmes que compõem o painel, há “Blow Up – Depois Daquele Beijo”, de 1966 e que traz como curiosidade, uma participação dos Yardbirds, com Jeff Beck e Jimmy Page em sua formação.

Tendo como pano de fundo a “swingin’ London” dos anos 60, o filme acompanha a trajetória de um fotógrafo que acredita ter fotografado, sem querer, as provas de um assassinato. A partir daí, ele tenta desvendar este mistério, enquanto perambula pela cidade.

(Foto: Reprodução)

Por esta caminhada, ele vai parar em um pub, Ricky-Tick. Na porta de entrada do lugar, um cartaz informa: “Aqui jaz Bob Dylan, morto no Royal Albert Hall, em 27 de maio de 1966 – RIP”. Dentro, uma plateia assiste, passivamente, uma banda se apresentando. São os Yardbirds, com uma versão furiosa de “Stroll On”, tendo Jeff Beck e Jimmy Page nas guitarras.

A sequencia toda, que dura pouco menos de quatro minutos, se encerra com Beck destruindo seu instrumento e arremessando o braço da guitarra para a platéia, causando um tumulto. No fim, quem consegue ficar com a peça é o personagem principal, que sai do pub e acaba jogando o “prêmio” na calçada da rua.

“Blow Up” é um clássico do cinema, tendo recebido a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 67. Além da participação dos Yardbirds, o filme tem trilha sonora de Herbie Hancock.

“Zabriskie Point”, outro filme dirigido por Antonioni e que também faz parte da programação da Mostra, tem na trilha sonora músicas do Tangerine Dream, Pink Floyd, Grateful Dead, Rolling Stones e Roy Orbison.

A programação completa da Mostra Internacional de São Paulo pode ser vista aqui.

Compartilhe...