Escolha uma Página

FOTO: DIVULGAÇÃO

A banda Where’s My Bible foi a vencedora do concurso “Come To Latin America”, financiado pelo governo finlandês. A banda foi a mais votada pelo público latino-americano. Natural de uma pequena cidade finlandesa chamada Heinola, faz uma mescla musical entre o deathcore e o death’ N’ roll, sendo a musicalmente mais extrema das três bandas finalistas.

O vocalista Jussi Matilainen comentou a grande conquista: “O concurso ‘Come To Latin America’ foi algo novo e interessante desde o começo. É muito legal ser parte de um projeto assim que ajuda na exportação de bandas agora e no futuro. A sensação é surreal estar aqui como vencedor e nos sentimos felizes pela oportunidade. Vamos juntos e unir duas culturas diferentes!”

Jussi complementa: “No momento estamos gravando o nosso novo álbum e queremos fazer uma turnê pela América Latina o mais breve possível. Não vemos a hora de testemunhas o público mais louco do Mundo e com uma bagagem cultural tão distinta, sem contar com todos por trás do concurso. Esperamos que vocês estejam prontos América Latina, por que nós certamente estamos. Vamos fazer uma grande festa. Gracias, Obrigado!”

Formado por Jarno Laakkonen (baixo), Pasi Löfgrén (guitarra), Toni Hinkkala (guitarra), Jussi Matilainen (vocais) e Teppo Ristola (bateria) a banda se destacou pela forte proximidade com o público latino-americano em suas redes sociais.

Com seu último EP chamado “Circle” lançado em 2022, Where’s My Bible faz uma reflexão sobre a depressão e a luta pela sanidade entre as estações do ano.

Where’s My Bible recebe como vencedora da competição um acordo de distribuição com a Nuclear Blast por meio da subsidiária Blood Blast Digital Distribution – uma das maiores gravadoras do nicho do mundo e que atua como parceira da iniciativa. Um passo seguinte é tentar viabilizar uma turnê latino-americana.

O projeto “Come to Latin America”

O metal pode ser considerado um pária em muitas nações do globo, entretanto, na Finlândia este é um estilo musical presente na cultura e bastante prestigiado pela população, com ampla presença nas grandes mídias, rádios e, portanto, na vida dos habitantes do país.

Uma das ações de maior abrangência do governo para fomentar à cultura local é o financiado de projetos através do Ministério da Educação e Cultura. 

O concurso “Come to Latin America” foi destinado a bandas emergentes de metal finlandês com o objetivo de difundir a música, promover a cultura do país e colaborar com a quebrar alguns preconceitos que ainda existem em torno o estilo de música, heavy metal. 

O projeto em formato híbrido alcançou aproximadamente 10 milhões de pessoas entre jurados, público participante e atrações.

O júri do concurso “Come to Latin America”, formado por mais de 100 músicos latino-americanos, jornalistas, radialistas, organizadores de festivais e profissionais ligados ao entretenimento ao vivo, escolheu as três bandas finalistas e agora será a vez do público latino-americano escolher o vencedor.

Niina Fu, que já viveu no Chile e no Brasil, foi a  idealizadora do concurso. “Estamos muito felizes com o retorno da mídia latino-americana para o projeto. Recebemos atenção de grandes veículos e tivemos retorno de jornalistas de grande prestígio em nosso mercado. Um dos momentos mais importantes do concurso foi a grande interação que a banda teve com novos fãs da América Latina – o que para nós é uma grande vitória”.