Escolha uma Página

Em pleno clima de Rio das Ostras Jazz and Blues Festival, os dois gêneros musicais mostram vigor e fôlego na chegada do segundo semestre de 2022, consolidando a retomada dos eventos com público depois da pandemia de covid-19.

O Blues Jazz Brasil Festival volta a sua casa tradicional em São Paulo, o Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, com entrada gratuita. Será no dia 25 de junho, das 11h às 19h. É um dos eventos mais bacanas do circuito em grande capitais.

A grande atração internacional será a cantora norte-americana Tia Carroll, frequentadora assídua das casas noturnas de São Paulo, mais uma vez acompanhada do guitarrista brasileiro Igor Prado e a banda Just Groove, em uma possibilidade instigante de barulho e balanço para colocar todo mundo para dançar.

Mostrando ecletismo e versatilidade, a versão 2022 coloca do gigantes da música brasileira para mostrar qualidade e genialidade. O violonista Yamandú Costa, que transita entre o erudito e o regional, recebe os talentosos Filipe Moreno e Fabio Perón.

Já o veterano mestre dos sons Hermeto Paschoal encantará o público com seu experimentalismo ao lado d consagrado baixista Arismar do Espírito Santo, em um encontro há muito aguardo.

O blues rock terá a presença de Edgard Scandurra, guitarrista da banda paulistana Ira!. Versátil e talentoso, o músico da seara pop enveredará por suas influências e alguma coisa de sua carreira solo. 

No blues, a novidade bastante interessante é o surgimento do Blues in Rio, que pretende oferecer atrações bluesísticas durante o festival imenso Rock in Rio, em setembro. 

Cada vez mais pop e menos rock, o evento raramente escala alguma atração de blues. Então coube ao coletivo União Brasileira do Blues levantar a bandeira e colocar artistas do gênero em um minifestival paralelo.

A União Brasileira do Blues é um coletivo formado por artistas e amantes do estilo ‘blues’. Estilo este presente em todo o Brasil. Dentre os amantes estão jornalistas, publicitários, produtores culturais, professores, gestores e técnicos de informática, dentre várias outras profissões. 

A UBB foi fundada em março/2021 e desde então vem realizando eventuais, em modo virtual, atuando frente a distribuidoras de músicas, elaborado projetos relacionados à educação e cultura e ainda criado oportunidades e formas de divulgação dos artistas e do estilo musical. 

Fazem parte do coletivo artistas que já possuem relevância nas regiões em que atuam, além de outros tantos apoiadores de várias regiões do Brasil.

A programação é a seguinte:

PROGRAMAÇÃO 

1/SET – QUINTA-FEIRA (LAPA)

 21h00 – Danny Boy Bizzy e banda 

22h30 – Caravana Cigana do Blues 

7/SET – QUARTA-FEIRA (LAPA) 

21h00 – Caru de Souza e banda 

22h30 – Roberto Lessa e Lucas Rocha 

9/SET – SEXTA-FEIRA (LAPA)

21h00 – Pit Blues 

22h30 – Big Bat Blues Band

Enquanto a UBB lança o Blues in Rio, programa de rádio/site Hoje é Dia de Blues divulga a terceira edição do “HDB Condecora”, onde são lembrados e premiados grandes nomes do blues nacional.

A maioria dos nomes laureados geralmente é indicado por artistas influentes no mercado em dez categorias. De todos os indicados, os cinco mais votados serão enviados a um júri composto por músicos que fazem blues no Brasil. Os indicados em cada categoria podem ser conferidos clicando aqui.