Choque, Lucifer, Ambush…

Choqye (foto: divulgação)

– A banda catarinense Choque lançou oficialmente seu primeiro álbum, “Terra do Não”, em 31 de outubro de 2025, disponível em todas as plataformas digitais e no Bandcamp. Originária de Rio do Sul, a banda mescla Thrash e Groove Metal, com riffs agressivos, grooves marcantes e letras que abordam protestos, lendas urbanas e questões sociais da região. Influenciada por nomes como Pantera, Down, Machine Head, Soulfly e os primeiros trabalhos dos Raimundos, a CHOQUE imprime em seu som peso, identidade catarinense e uma atitude visceral, refletindo o espírito do underground.​ dealizada há dois anos por Rodrigo Mazera, a banda consolidou sua formação com Rafhael Jorge nos vocais, Adriano Souza no baixo e Mazera na guitarra e produção. Para as gravações, contou com Erik Correa na bateria, enquanto Róbson Pontes, reconhecido com relevância na cena catarinense, assume as baquetas para os próximos shows, acrescentando experiência e força à proposta do gr​upo. O álbum foi totalmente produzido, gravado, mixado e masterizado por Mazera em estúdio próprio, refletindo uma entrega completa aos detalhes e à sonoridade da banda.

– Fundada em 2014, em Berlim, pela cantora e compositora Johanna Platow, o Lucifer pratica um hard rock na linha dos anos 1970, com uma dose de proto heavy metal e doom, tendo influências incluem Black Sabbath, Pentagram, Blue Öyster Cult e Fleetwood Mac. Após uma mudança de formação, Platow se mudou para Estocolmo (SUE), onde encontrou um novo parceiro criativo em Nicke Andersson (The Hellacopters, Entombed), que se juntou a ele e ao guitarrista Robin Tidebrink. Juntos, compuseram e produziram o segundo álbum, “Lucifer II”. Lançado em julho de 2018, o sucessor de “Lucifer I” (2015) impulsionou levou a banda para rankings da Suécia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, rendendo indicações a prêmios como dois Grammys suecos, o prêmio da Rádio P3 e o Gaffa Prize. A presença de Nicke Andersson foi fundamental para a transformação sonora e estrutural de “Lucifer II”, que chega em versão de vinil (splatter) pela Melômano Discos – edição limitada em 300 cópias. Além de coproduzir e coescrever o álbum ao lado de Johanna, Nicke assumiu a responsabilidade por grande parte da instrumentação: tocou bateria, baixo, uma das guitarras e ainda contribuiu com vocais de apoio. Sua versatilidade musical e experiência prévia em  bandas como The Hellacopters e Entombed trouxeram uma – nova solidez ao som da banda.O álbum abre com “California Son”, um hino à liberdade com atmosfera de hard rock setentista e forte simbologia solar, celebrando o renascimento e a jornada espiritual. Em contraste, “Dreamer” apresenta um tom melancólico e introspectivo, falando de perda e recomeço com delicadeza, enquanto “Phoenix” retoma a energia inicial ao exaltar a superação das sombras internas. Já “Reaper on Your Heels” mergulha em sonoridades doom, inspiradas no Black Sabbath, evocando contemplação e aceitação diante da morte.

– A banda sueca Ambush é um dos grandes nomes do movimento chamado Nova Onda do Heavy Metal Tradicional (NWOTHM), que reverencia e mantém vivo legado de gigantes dos anos 80, como Judas Priest, Iron Maiden e Accept. O quinteto está de volta a São Paulo/SP neste domingo (9), no Jai Club. Ingressos: https://101tickets.com.br/events/details/Ambush-em-Sao-Paulo A realização é da Caveira Velha Produções junto à Xaninho Discos e o evento terá duas bandas nacionais de heavy metal tradicional na abertura: Hellway Train (@hellwaytrain) e Clenched Fist (@metal_band.clenchedfist). Este novo show em São Paulo faz parte da turnê “Evil in South America 2025”, que também passa por mais cinco cidades do Brasil.ássicos dos discos anteriores.

Serviço

Ambush em São Paulo

Abertura: Hellway Train e Clenched Fist

Data: 9 de Novembro, domingo

Local: Jai Club (rua Vergueiro, 2676 – Vila Mariana, São Paulo/SP)

Ingressos: https://101tickets.com.br/events/details/Ambush-em-Sao-Paulo

Realização: Caveira Velha Produções e Xaninho Discos

Compartilhe...