– O cantor, compositor e guitarrista Daniel Fonseca apresenta “Thoughtcrime”, novo single que integra o álbum “33”, previsto para lançamento em breve nas plataformas digitais. Inspirada no livro 1984, de George Orwell, a faixa resgata o conceito de “crime de pensamento” (thoughtcrime), uma das ideias centrais da obra, que aborda a repressão estatal e o controle da liberdade individual. Ouça aqui: https://distrokid.com/hyperfollow/danielfonseca/thoughtcrime. Em sua letra, “Thoughtcrime” amplia a crítica de Orwell para os dias atuais, refletindo sobre como diferentes ideologias políticas, sejam de direita ou esquerda, podem instrumentalizar as pessoas. “É uma música antistatal, que mostra como as ideologias muitas vezes usam os indivíduos em vez de libertá-los. É sobre como o pensamento livre é sempre uma ameaça a sistemas de poder”, explica Daniel.
– O guitarrista Glauber Oliveira, nome fundamental do metal progressivo brasileiro à frente da banda Caravellus, inicia oficialmente sua carreira solo com o single instrumental LORE. A faixa marca o pontapé inicial de um projeto que pretende lançar músicas de forma independente, sempre acompanhadas de videoclipes cinematográficos. “LORE significa ‘Tradição’, ‘Costumes’… uma palavra perfeita para representar esse momento seminal de minha carreira, como artista solo”, revela Glauber, que define a música como síntese de sua essência: brasileira, técnica e universal. Assista ao videoclipe de “LORE”: https://www.youtube.com/watch?v=LvRj7CRMiI8; Ouça “LORE” nas plataformas digitais: https://found.ee/GlauberOliveiraLOR. Embora tenha projeção nacional e internacional com o Caravellus e também com passagens marcantes pelo Dark Avenger, Glauber sempre foi cobrado pelos fãs para lançar um trabalho individual. Agora, a guitarra assume definitivamente o papel de protagonista. “No meu trabalho solo, eu possuo mais espaço para me expressar como guitarrista. É a guitarra quem canta e cria atmosferas”, explica. A proposta é explorar a fundo seu repertório de influências, que vai do maracatu e da música popular brasileira ao metal progressivo, fusion e jazz.
– O guitarrista brasileiro Silas Fernandes, radicado nos Estados Unidos, anuncia para o dia 21 de setembro o lançamento de seu novo álbum instrumental, “Carbon Purge Acceleration”, um projeto autoral que promete surpreender pelo peso, técnica e originalidade. Com produção, composição e gravação inteiramente assinadas por ele, o trabalho já ganhou destaque com os singles Escape the Reality Room e Heavy Droids, ambos disponíveis no YouTube e no Spotify. “Esse disco é resultado de uma fusão de experiências que acumulamos ao longo da vida, sempre com o olhar voltado para algo atual, mas sem perder a essência das influências que me formaram”, comenta Silas. Ouça e assista os vídeos dos singles já lançados: Escape the Reality Room: https://www.youtube.com/watch?v=zKEGQIr01Bk Heavy Droids: https://youtu.be/-aYwkAs5QDU?si=Z2bJmb7gSBE4bcoh. O conceito do álbum vai além da música instrumental, mergulhando em reflexões contemporâneas inspiradas na ficção científica distópica. Questões como redes sociais e inteligência artificial permeiam a atmosfera sonora, dando ao projeto uma identidade própria. “Apesar de não ter letras, o álbum carrega uma narrativa que dialoga com essas questões modernas, que misturam tecnologia, futuro e até um certo caos”, explica o guitarrista. Assim, cada faixa ganha também uma camada de significado que ultrapassa a técnica instrumental.