Entre documentário e ficção, “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves” investiga a trajetória do controverso jornalista, ator e produtor musical Ezequiel Neves (1935-2010), incluindo suas relações passionais com nomes como Rita Lee, Frejat e Cazuza, com quem escreveu o hit Exagerado.
O documentário faz sua estreia no dia 5/10 durante o 27º Festival do Rio, que acontece de 2 a 12 de outubro de 2025, dentro da mostra Première Brasil Retratos.
Com passagem pela imprensa tradicional e alternativa durante quase duas décadas, Neves foi pioneiro ao escrever sobre rock. Depois se tornou produtor musical (e eventualmente letrista), trabalhando na gravadora Som Livre nos anos 1980, quando descobriu o Barão Vermelho. Foi mentor da banda e de Cazuza (1958-1990), quando saiu em carreira solo.
Para costurar as inacreditáveis histórias do protagonista, o filme mergulha em um acervo. O trabalho de Rodrigo Pinto investiga mais de 60 horas de entrevistas inéditas e vasta documentação, arquivo falso, entrevistas recriadas por inteligência artificial e trechos de filmes que foram inventados, mas deveriam ter existido.
Videomaker e jornalista por formação, Rodrigo nasceu no Rio de Janeiro. Concebeu, roteirizou e dirigiu o documentário “Continuação” (2009), sobre o compositor Lenine, além de séries como “Minha Loja de Discos” (2014), “Londres Assim” (2012), “Sons Urbanos” (2015) e “Impressions of Rio” (BBC). Em sua carreira, também guarda relação com o Barão Vermelho: foi cenografista da banda e escreveu sua biografia.
“Maravilhoso voltar ao Festival do Rio, nesta edição que encarna, acho que como nenhuma outra antes, a força do nosso cinema”, comenta Rodrigo Pinto sobre estrear seu longa em um dos maiores eventos da América Latina. “A mostra Retratos é um lugar de celebrar nomes que transformaram o país e ainda nos incitam a seguir em frente, contra a caretice e o vira-latismo”, complementa.
“Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves” é uma realização da Giros Filmes e Ton Ton Filmes. Belisário Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães e Rodrigo Pinto assinam a produção.
Serviço
O que: Estreia de “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves”, de Rodrigo Pinto
Onde e quando: 27º Festival do Rio, de 2 a 12 de outubro de 2025
Mostra: Première Brasil Retratos
Longa-metragem | Documentário | Duração: 105min | País: Brasil | Ano: 2025
Instagram: girosfilmes
Ficha técnica
Direção: Rodrigo Pinto
Roteiro: Rodrigo Pinto e Kika Serra
Empresa Produtora: Giros Filmes e Ton Ton Filmes
Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti, Maurício Magalhães e Rodrigo Pinto
Fotografia: Flora Dias
Montagem: Felipe David Rodrigues
Direção De Arte: Mariana Villas-Bôas
Figurino: Júlia Melo
Edição De Som: Vânius Marques
Direção De Som: Vânius Marques
Música: Bernardo Palmeira
Elenco: Emilio De Mello, Felipe David Rodrigues, Rodrigo Picolli, Edson Zille, Adassa Martins e Lorenzo Papa