Certo dia, Milton foi visitar os amigos da família Borges em Belo Horizonte. 
Chegando lá, numa época em que as pessoas mal tinham telefone fixo para avisar que vai visitar alguém inesperadamente, ele não encontrou Márcio ou Marilton. Lá encontrou um dos mais irmãos mais novos da família, o jovem Salomão. 
Ali, decidem ir até boteco mais próximo “eu te pago um guaraná”, disse Milton, dez anos mais velho. Chegando na padaria, para seu espanto, Salomão, com recém-completados dezoito anos, pede uma dose de cachaça com limão, repetindo o mesmo pedido da visita inesperada. 
Papo vai, papo vem, Salomão diz a Milton: “Você não gosta de mim, né? Porque você sempre vai em casa para procurar meus irmãos..”. Milton se assusta e responde: “Não, Lô, é que para mim, você sempre foi um menino. Só percebi que você virou adulto agora, quando pediu a cachaça”. A partir dali, as histórias de Milton e Lô Borges se misturaram e mudaram os rumos da música brasileira.
Já em 1970, Lô Borges já tinha duas de suas composições no álbum “Milton”, de 1970: “Para Lennon & McCartney”, em parceria com Fernando Brandt e Márcio Borges, e “Clube da Esquina nº1”, composta por ele, Márcio e Milton Nascimento. 
Fã dos Beatles — assim como Beto Guedes, que ele conheceu ainda garoto pelas ruas de Belo Horizonte — Lô também ouvia Pink Floyd, Jimi Hendrix e Led Zeppelin.
Foi com este tipo de bagagem que ele, com vinte anos de idade, foi convocado por Milton para o processo de composição, produção e gravação de “O Clube da Esquina”, creditado a Milton e Lô. 
Sem nunca ter entrado em um estúdio de gravação na vida, Lô Borges não teve dúvidas em levar consigo outro novato, o amigo Beto, para ter pelo menos mais um com ele para enfrentar músicos de estúdio e arranjadores experientes. 
Durante a gravação de “O Clube da Esquina”, os músicos contratados, de orquestra, faziam piadas sobre a inexperiência dos novatos, irritando Lô, que decidiu não só bater de frente com eles, como gravar o piano em uma composição sua, a progressiva “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”. 
No mesmo período, a EMI-Odeon, gravadora de Milton Nascimento, contratou Lô Borges e pediu a gravação de seu álbum. Lô procura Milton, comunicando a novidade. O amigo dá parabéns a ele, que reagiu: “Todas as minhas músicas eu usei estão no “Clube da Esquina”, não tem mais nada guardado. Eu não quero compor música nova, eu quero viajar para a praia!”, disse, em desespero.

Lô Borges”, conhecido como “o disco do tênis” é um mergulho em um caldeirão que misturava elementos de jazz rock, rock progressivo, folk e as pedras angulares daquela geração: Beatles e Bossa Nova. Embora o álbum tenha tido um desempenho comercial pífio, ele foi redescoberto recentemente e é por gente como citado por Alex Turner, vocalista e guitarrista dos Arctic Monkeys.
Embora “Clube da Esquina” seja muitas vezes associado exclusivamente a Milton Nascimento, as contribuições de Lô Borges e Beto Guedes, além de Toninho Horta, Wagner Tiso, Robertinho Silva, todos também vindos de Minas Gerais definiram um novo som na música popular brasileiro – o barroco, os tambores de Minas, o rock, a psicodelia, tudo muito distante do que a Tropicalia, fazia no período imediatamente anterior.
Sonhei que eu nunca existi
E vi que eu nunca sonhei
Quando os igualmente mineiros do Skank migram da encarnação de banda de dancehall para um som mais AOR, mais uma vez estava Lô Borges, que compôs, em parceria com Samuel Rosa e Nando Reis, o hit “Dois Rios”, apresentando Lô a uma nova geração de fãs de música e turbinando mais uma vez sua carreira.
Os relançamentos em vinil de “Clube da Esquina” também contribuiram para que Lô ganhasse mais visibilidade. Em 2022, o podcast Discoteca Básica reuniu mais de 160 especialistas em música brasileira e indicou o álbum como o melhor disco da música brasileira. Nos últimos sete anos, lançou sete álbuns, além de uma rotina intensa de apresentações por todo o Brasil.
Neste ano, foi anunciado que o velho parceiro Milton, que se aposentou dos palcos depois de uma intensa turnê mundial, é portador de demência. Debilitado, muitos passaram a se acostumar com a ideia de que um dia Milton nos faltará. Mas, Lô, surpreendendo a todos, resolveu partir antes.
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou.