Escolha uma Página

Zé Pretim (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Um nome importante do blues brasileiro morreu neste mês de setembro. Zé Pretim, considerado um dos principais nomes do blues sul-mato-grossense, morreu sozinho em sua casa no bairro São Jorge da Lagoa, de acordo com informações do site Campo Grande News. Ele tinha 66 anos e a causa da morte ainda não foi divulgada.

Ele foi encontrado pelos vizinhos que desconfiaram do seu sumiço. Segundo a síndica Karla Ariano Aquino, seu marido entrou no apartamento do cantor pela janela e o encontrou morto na cama, após dois dias sem notícias do artista.

José Geraldo Rodrigues construiu sua carreira totalmente fora da corrente principal da música. Nascido em Inhapim, em Minas Gerais, em 16 de maio de 1954, aprendeu a tocar violão por conta própria influenciado pela música regional. 

Para convencer os pais de que tinha futuro na música, Zé começou a se apresentar tocando sertanejo raiz, mantendo sua influência caipira. Mudou-se para Campo Grande no começo da década de 70 e ganhou certa notoriedade tocando em bandas locais. Mas foi na década de 80 que começou a ganhar notoriedade como artista solo, justamente por seu jeito de misturar suas influências sertanejas e blueseiras. 

O reconhecimento o levou a programas de TV como Jô Soares, em 2006, onde se apresentou como o “bluesman pantaneiro”. Em 2017, fez uma versão blues de “Asa Branca” no do programa de calouros de Raul Gil.

* Com informações dos sites Campo Grande News e Mannish Blog