Escolha uma Página

André Busic (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

O jazz estava no sangue. Os fraseados econômicos no clarinete ou em outros instrumentos de sopro indicavam um músico estudioso, nem sempre respeitando a partitura, mas tocando com alma e alegria.

André Busic adorava tocar, e o fazia para poucas pessoas, mesmo tendo o prazer de ver os filhos Andria e Ivan se apresentarem, para multidões e lançaram alguns dos melhores álbuns que o rock nacional já viu com a banda Dr. Sin.

De origem croata, não seguiu como músico profissional, mas a música profissional o rodeou o tempo todo, e muita gente saboreou os conselhos e dicas importantes que proferiu em diversos momentos de uma movimentada vida.

O pai do baixista e vocalista Andria Busic e do baterista e vocalista Ivan Busic morreu nesta segunda-feira (14), aos 85 anos. André Busic exalava música e bom gosto, além de uma erudição espantosa, tudo embalado em delicadeza e sabedoria.

Esse clima positivo e de sabedoria transpira em “Top Line Jazz Band – Busic Family & Friends”, o CD que os filhos convenceram o pai a gravar. A banda era conhecidíssima em São Paulo e fazia jams em alguns poucos lugares selecionados sempre sob a liderança de André, que dizia, brincando, que aquilo era o máximo que chegaria da música profissional.

É uma coleção eclética de temas de jazz norte-americano que abarcam artistas como Weather Report, Charlie Parker, Gerry Milligan e muita gente top do cancioneiro americano, com arranjos simples e interessantes para sopros onde o patriarca dos Busic se esbaldava como band leader.

O amigo Sergio Guerreiro, nas notas escritas no encarte do CD, foi bastante feliz ao descrever André Busic como inspiração: “Ele é discreto, low profile, embora goste da postura de líder de banda. Já tocou por aí, em festivais de jazz no Brasil e em cidades como Nova Orleans, Montreux, Viena e Nova York. Mas não gosta muito de aparecer. Aí os filhos resolvem arrastá-lo para o estúdio e lhe fazem uma surpresa, uma grande homenagem, registrando gravações com músicos top do Brasil. Que grande honra!!!!!”

Nascido na Croácia em 13 de janeiro de 1937, Andrija Busic (que adotou o nome André) é considerado um dos pioneiros do jazz no Brasil. Chegou a São Paulo na década de 1960, onde se casou com a artista Elza Storto Busic, mãe de Andria e Ivan. Na cidade integrou bandas como Traditional Jazz Band, Bluegang, Brazilian Jazz Stompers e Top Line Jazz Band.