Morre Steve Cropper, um dos grandes gigantes de todos os tempos

Um artista gigante por ser completo, atuando em “todas as posições”. O guitarrista americano Steve Cropper, que ficou conhecido do grande público dos anos 80 por sua participação no filme “Blues Brothers” – além de fazer parte da banda – foi um dos artistas mais importantes da música popular.

Morto aos 84 anos nesta quarta-feira (3), era referência de qualidade em todos os sentidos no rock, no blues, na música country e rhythm and blues. Pense em um grande nome da música americana e certamente terá tocado ou sido produzido por Cropper.

Inteligente, afável e metódico, era uma espécie diferente de gênio. Dificilmente será lembrado como um estilista ou virtuoso, mas era um monstro por reunir tanto carisma, tanta informação e tanta qualidade nas escolhas de repertório e de arranjos. Dá para dizer que esteve na mesma prateleira de Quincy Jones e Nile Rodgers .

Como músico e compositor, ganhou fama nos anos 60 integrando a banda de apoio de Memphis, Booker T. e os MG’s na Stax Records. Coescreveu os clássicos “Green Onions”, “(Sittin’ on) the Dock of the Bay” e “In the Midnight Hour”, entre outras canções eternas.

O guitarrista, compositor e produtor musical não era conhecido por tocar de forma exuberante, mas seus licks simples e cativantes e ritmos sólidos ajudaram a definir a música soul de Memphis.

Entre tantas pérolas que compôs e produziu, teve o nome imortalizado no sucesso “Soul Man”, de 1967, gravado por Sam & Dave. Outro grande momento foi no final da década de 1970, quando Cropper se juntou à banda de John Belushi-Dan Aykroyd “The Blues Brothers” e tocou no cover de “Soul Man”.

Cropper era um artista da Stax antes mesmo de o selo se chamar Stax, que Jim Stewart e Estelle Axton fundaram como Satellite Records em 1957. No início dos anos 1960, Satellite contratou Cropper e sua banda instrumental, Royals Spades. A banda logo mudou seu nome para Mar-Keys e fez sucesso com a funky “Last Night”. O Satellite logo foi renomeado para Stax; uma gravadora da Califórnia com o mesmo nome ameaçou com ação legal.

Na Stax, alguns dos Mar-Keys se tornaram a seção de sopros da gravadora, enquanto Cropper e outros Mar-Keys eventualmente formaram Booker T. e os MG’s.

Apresentando Cropper, o tecladista Booker T. Jones, o baixista Donald “Duck” Dunn e o baterista Al Jackson, Booker T. e os MG’s eram conhecidos por seus sucessos instrumentais “Green Onions”, “Hang ‘Em High” e “Time Is Tight”, e apoiaram Otis Redding, Sam & Dave e outros artistas.

A banda racialmente integrada, uma raridade em sua época, era tão admirada que até artistas não pertencentes à Stax gravaram com eles, principalmente Wilson Pickett. E isso foi só o começo de uma das maiores trajetóriasa da música pop.

Compartilhe...