Escolha uma Página

Bárbara Eugênia (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

– “Crashes n’ Crushes” é o novo disco da cantora Bárbara Eugênia. Composto por músicas criadas entre 2015 e 2021, o álbum foi gravado em Lisboa, já que Bárbara passou parte do último semestre pandêmico na Ilha dos Açores. Entre os instrumentos que aparecem em “Crashes n’ Crushes”, celesta, theremin e um bandolim vietnamita, executados pelo músico português Noiserv e Bianca Godói, baterista em “Tuda” (2019), que também assina a coprodução do disco com a cantora. No violão e na voz de Bárbara Eugênia, a maioria das letras aparecem em inglês. O português dá as caras em “Estrela da Noite”, versão da original de Jorge Mautner, na vinheta delícia “Sambinha”, e em “O Amor se Acabou”, com inspiração de Wanderlea, com um pouco de sofrência e outro de superação. Ouça em https://bfan.link/crashes-n-crushes

– A Cosmoceânica, banda cênica que usa linguagem lúdica para falar sobre a primeira infância, já está com um novo álbum no ar. Em ‘Para Maria, pra sonhar’, a banda lança composições originais para desenvolver um rico enredo musical que descreve o nascimento de Maria e muitas outras crianças e animais, e a hora de dormir, sempre conectados com os sonhos. O álbum está disponível no Spotify e no Youtube. “Contamos e cantamos sobre chegar no mundo e ser pessoa. Seguindo a linguagem dos outros álbuns da banda, misturamos narrativas e músicas, porém desta vez a maior parte da história é contada pela própria Maria”, explica Milena Filó que é diretora cênica, cantora e dramaturga do trabalho. Produzido e gravado com o apoio do edital emergencial da Prefeitura de São Paulo e da Lei Aldir Blanc, o álbum foi lançado em novembro. Alguns ensaios e registros de imagens foram realizados em parceria com a Fábrica de Cultura Parque Belém, com protótipo já lançado no podcast da banda no Spotify.

– Cria da cena rock carioca, Carmen é a frontwoman das bandas de rock Lâmmia e Carmen Blues. Conhecida pela versatilidade e potência de sua voz, Carmen vem, nesse novo projeto solo, mostrar mais uma – ou algumas – de suas facetas, trazendo sua contribuição para o universo dos beats e do pop. A estreia é com o single ‘Segue Seu Caminho’. Ouça no streaming: onerpm.link/SegueSeuCaminho. Assista ao videoclipe da faixa: https://youtu.be/CuKYbh5lHaQ. Em novo gênero e novo instrumento, utilizando um teclado e um pedal looper, Carmen compôs sete canções – e uma versão – que integram o álbum “POPS”. As oito faixas são bastante singulares e evocam climas e ritmos diferenciados da chamada club music. O resultado pode ser descrito como um pop alternativo, já que não se encaixa necessariamente nos moldes do gênero. O álbum “POPS” traz influências que incluem de Korn e Radiohead a Doja Cat e divas pop de todas as eras, além de brasilidades diversas, descendo num funk carioca, mas sem esquecer as origens de Carmen no blues e no grunge.