Escolha uma Página
Criaturas (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– A veterana banda Criaturas, de Curitiba (PR), está lançando o EP “Vestígios”, primeiro título do novíssimo selo alternativo Volts. Criaturas é um quinteto formado por um casal (casado, mesmo), a vocalista e letrista Xanda Lemos e o baterista Bruno Zegonel, além do baixista Caetano Zagonel (irmão de Bruno) e pelos guitarristas e também irmãos Yan e Yuri Lemos. É a formação mais recente   um grupo que já teve outros line ups ao longo de seus quase 20 anos de existência. Com alguns EPs e discos completos já lançados, Xanda e Bruno (o casal fundador da banda) se mudaram para os Estados Unidos em 2009 (por questões profissionais e de trabalho), onde moram até hoje, mas nunca pararam de compor e de interagir com os outros músicos do grupo, que seguem residindo em Curitiba. O casal veio ao Brasil no início de 2020 e se reuniu ao trio remanescente. Amparado e estimulado por Marcelo Crivano, criador do novíssimo selo Volts (do qual falo melhor mais aí embaixo), além de veterano e lendário produtor musical e agitador cultural da cena independente curitibana, o quinteto se trancou num estúdio da cidade e de lá saiu com “Vestígios”. São cinco faixas cantadas em três idiomas: duas em português, duas em inglês e uma no dialeto africano iorubá (que a vocalista Xanda aprendeu com a enfermeira nigeriana que prestou cuidados médicos ao seu pequenino filho nos primeiros meses de vida dele, nos Estados Unidos). Ouça o EP em https://www.youtube.com/playlist?list=PL5FS7nqpMuxCIftGFZyloUMdtcDBYEFCa. 

– Hotel Básico, projeto autoral de pop eletrônico de Fê Lemos, baterista, compositor e fundador das bandas Capital Inicial e Aborto Elétrico, lançará seu terceiro álbum no início de 2021 em parceria com a cantora, guitarrista e compositora Mel Ravasio. Gravado em São Paulo, entre agosto e setembro de 2020, o primeiro single “Quanto Mais Eu Vejo” (Fê Lemos/ Mel Ravasio) une as influências pop rock da dupla ao ritmo da house music. “É uma música sobre encontrar seu próprio caminho em meio às adversidades da vida. Partimos de um refrão niilista, não querendo saber da iniquidade do mundo, para versos nos quais uma visão otimista se apresenta, focada na empatia e na força de vontade para mudar” – comenta Fê. “Quanto Mais Eu Vejo”, de Hotel Básico & Mel Ravasio será lançada na próxima sexta-feira, 11 de dezembro, em todos os aplicativos de música.

– A banda gaúcha Finita participará da próxima edição do festival promovido pela produtora cearense Lunar Productions, que levará o nome de Lunar Sessions X-Mas Edition. Segue comunicado da própria produtora: “Desde o início da pandemia a produtora vem trabalhando de forma online, logo, já foram feitas diversas lives com diversos artistas e um festival próprio, o Lunar Sessions. Com mais experiência e o desejo de terminar o ano com bons pensamentos e energias, a produção terá outro festival online: Lunar Sessions X-Mas Edition”. Esta edição, que será realizada no dia 20 de dezembro a partir das 17h, terá a participação de artistas do Brasil e também internacionais, como as bandas Ardours e Anabanta. A primeira, italiana, da conhecida vocalista Mariangela Demurtas, que também é a frontwoman do Tristania. A segunda, uma tradicional banda de Gothic Metal mexicana.