Escolha uma Página

Matanza Inc (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 – O segundo álbum do Matanza INC, “Retórica Diabólica”, será lançado em parceria com o selo Estelita, dia 10 de junho. Para saciar a ansiedade dos fãs da banda, foi disponibilizado o primeiro single e videoclipe do trabalho, para a faixa “Tudo Destruído”. A banda restabelece sua proposta de dar continuidade ao trabalho autoral desenvolvido por Marco Donida ao longo de mais de duas décadas. O videoclipe, com direção de Eduardo Kurt, traz os músicos em um cenário distópico, como sugerem os versos desesperançosos da letra. Assista o videoclipe de “Tudo Destruído”: https://www.youtube.com/watch?v=9UuGmBn9-Ew. Antigo parceiro da banda e autor de outros clipes do Matanza, como “Ela Roubou meu Caminhão”, “Pé na Porta” e “Mulher Diabo”, Kurt sabe como ninguém transformar música em caos audiovisual. Vital na voz, Donida na guitarra, Dony no baixo e Jonas na bateria esbanjam entrosamento musical, liberdade criativa e propriedade para pavimentar um sólido caminho com o Matanza INC: É o que sugere o single “Tudo Destruído” e o que promete a Retórica Diabólica. Além do single e do vindouro álbum, o grupo iniciará em breve uma nova turnê para a divulgação do trabalho. As datas serão divulgadas muito em breve. Uma das apresentações acontece no lendário Hangar 110, dia 25 de junho.

– Antecipando o lançamento do novo álbum, o guitarrista, produtor e professor Silas Fernandes, atualmente radicado nos Estados Unidos, apresenta seu novo single e vídeo, “Heavy Droids”. “A música nasceu através de um riff que criei no violão. Na verdade, eu estava deitado na cama com violão e o riff nasceu literalmente no quarto. A busca por uma coisa que soasse diferente, um pouco fora do normal, veio daí. Depois, já no meu estúdio, quando passei a programar a bateria, ela começou a ter uma vibe com afinação super baixa, guitarra de 7 cordas e uma batida meio diferente, pois é um 7 por 4. Por ter saído com uma pegada meio futurista, cibernética, justificou a concepção do videoclipe, que destaca citações de personalidades sobre a inteligência artificial”, detalhou o guitarrista. Confira o clipe “Heavy Droids” em https://youtu.be/-aYwkAs5QDU. Silas Fernandes explica a ligação com imagens em seu processo de composição: “Quando ouço uma música ou componho um riff sempre vêm imagens na minha cabeça. Desta vez vinham imagens de robôs grandes e pesados e daí o título escolhido, ‘Heavy Droids’. De fato, é o puro metal pesado. Consequentemente, isso caminha para o lado da inteligência artificial (IA) e da distopia que estamos vivendo. Serve como uma crítica pelo fato de que as pessoas ficam presas em bolhas quase que comandadas pelos algoritmos.”

– Bonfire Season e Punição, duas bandas da cast do selo Artico Music gravam duas músicas, cada uma, ao vivo no programa Chuva TV. São versões mais cruas, em que se destacam o peso e a performance em estúdio. Ouça aqui: https://rebrand.ly/BonfireSeason_Punicao_split. O Bonfire Season, quarteto metal/hardcore de São Paulo, escolheu duas músicas do disco de estreia, When Words Cuts Deep Like a Knife: ‘Geometry in Black’ e ‘Enter the Void’. São duas faixas com o DNA da banda, com groove e peso, e mostram com fidelidade como a banda soa ao vivo, sem tantos efeitos como a versões do álbum. O também quarteto hardcore paulistano Punição participa do slip com ‘Egofusão’ e ‘Knockout’. A primeira é a única inédita que a banda lançou neste ano e, a segunda, tirada do EP Inerte, de 2021.