Tchandala (FOTO: DIVUGAÇÃO)
– A banda sergipana de heavy metal Tchandala, formada por Dejair Benjamim (vocal), Siuari Damaceno (guitarra), Eddie Varg (guitarras), Igor Hudson (baixo) e Anthony Cavalcante (bateria), lançará no dia 17 de novembro em todas as plataformas digitais o single “Continuos Flow”. Nessa mesma data, fará a abertura da Crypta em Aracaju/SE. O baterista Afonso Ramalho, conhecido por seu trabalho com Karne Krua e Maua, assumirá as baquetas neste show, substituindo temporariamente Anthony Cavalcante. A letra de “Continuous Flow” é um mergulho profundo nos desafios do pensamento sobre o tempo e suas implicações na existência humana. Sob o olhar perspicaz do historiador Hermeson Pidele, incita reflexões sobre o passado, o presente, o futuro, a vida, a morte, a permanência e a finitude, oferecendo uma jornada pelo mais inquietante e misterioso elemento de nossa existência. “O ponto de partida é a pergunta agostiniana, e o destino é a reflexão pessoal de cada indivíduo sobre sua própria relação com o tempo”, comentou o vocalista Dejair Benjamim. A arte do single ficou a cargo de Carlos Fides, responsável por grandes capas do metal mundial como Kamelot, Evergrey, Shaman, Edu Falaschi, Almah e outros. Já a gravação, mixagem e masterização ficaram a cargo do produtor Fabrício Rossini. Além do single, a banda está empenhada na composição de um novo álbum conceitual, explorando o tema dos “7 pecados capitais”. “O pano de fundo será o tema ‘Os 7 pecados capitais’ e, mais uma vez, manteremos nossa parceria na parte lírica com o historiador e professor Hermeson Pidele. A previsão do início das gravações está marcado para o início do próximo ano”, concluiu Dejair Benjamim.
– Nome gigante do rock argentino, Ricardo Iorio morreu na manhã de 24 de outubro, aos 61 anos, em razão de um ataqu cardíaco. Ele cantou em três bandas importantes – V8, Hermética e Almafuerte. Segundo a imprensa argetina, o último show da vida do cantor aconteceu no dia 14 de outubro de 2023, no Anfiteatro Municipal de Rosario, como parte de sua turnê solo “Unas Estrofas Más – Gira Federal 2023”. Polêmica e de personalidade forte, Iorio se destacou por letras e músicas de cunho social e com críticas às injustiças e desigualdades. As mais lembradas canções de sua autoria são “Sé Vos”, “Toro y Pampa” e “A Vos Amigo”.
– A banda de doom metal Ode Insane divulga capa e informações sobre o EP conceitual chamado “Dracula”, cujo lançamento está programado para novembro. Ao todo serão quatro músicas, onde as letras contam com uma releitura do próprio grupo para o conto “Drácula”, um romance gótico clássico escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, publicado pela primeira vez em 1897. A história de “Drácula” é uma das mais famosas no cânone do horror e é amplamente considerada uma das obras mais influentes do gênero. O romance é ambientado na Transilvânia e na Inglaterra vitoriana e conta a história do Conde Drácula, um vampiro imortal que busca espalhar a maldição dos mortos-vivos. Já ambientado no cinema e inclusive em outras obras de Heavy Metal, o tema casa—se perfeitamente com a sonoridade do grupo. Neste EP, a banda está equilibrando músicas mais rápidas e outras mais lentas, contendo elementos de Doom, Gothic e passagens mais melódicas, com ambientações atmosféricas. Com arte da capa criada por Aurélio Lara (@designlara_artwork), gravação por Bestial God Creations e produção da própria banda, “Dracula” tem tudo para ser um dos destaques de sua discografia, que já conta com três álbuns completos, diversos singles e uma participação no “My Dying Bride – Brazilian Tribute”, com a faixa “Meu Vinho em Silêncio”. “Dracula” marca a primeira participação em estúdio da tecladista Priscila Hawana, que ingressou ao ODE INSONE após o lançamento do álbum “Isolamento: Do Silêncio à Poesia”, de 2020. O restante da formação permanece intacto, com Tiago Monteiro (vocal), Venore (vocal), Mad Ferreira (guitarra), Diego Nóbrega (baixo) e George Alexandria (bateria).