Escolha uma Página

Depois da série “From the Vaults”, com CDs com shows ao vivo gravados entre 1971 e 1998, agora finalmente os Rolling Stones lançam uma raridade há muito reivindicada pelos fãs.

“Live at El Mocambo ’77” tem a íntegra de dois shows ocorridos há 45 anos na famosa casa de shows de blues da cidade canadense de Toronto, a mesma que já recebeu os maiores nomes da música e que ficou mundialmente famosa com o CD/DVD ao vivo de Stevie Ray Vaughan em 1983.

Parte do material de El Mocambo foi lançada no lado três do LP duplo “Love You Live”, lançado no mesmo ano de 1977 como um apanhado de canções ao vivo da turnê americana de 1976 – é o terceiro ao vivo oficial dos Stones.

O show no pequenino clube canadense praticamente inaugurou a tradição da banda inglesa de fazer shows secretos e sem avisar como forma de aquecimento para as turnês pelos Estados Unidos e Europa. O Canadá e a cidade de Nova York sempre foram os preferidos para esse tipo de apresentação.

Nessas ocasiões, o repertório sempre é experimental, com músicas raramente ou nunca antes tocadas. No álbum duplo que chega agora, o creme são algumas versões de clássicos do blues que a banda fazia nos anos 60. Um ou outro esteve nos quatro primeiros LPs da banda, entre 1964 e 1965 – discos que são coalhados de versões para blues de todos os tipos.

Daquilo que conhecemos de “Love You Live”, temos a clássica e pesada “Around and Around”, além da mágica “Crackin’ Up” e da conhecidíssima “Mannish Boy”, hit arrasador de Muddy Waters, em uma versão encharcada de álcool, típica de boteco. “Little Red Rooster” não ficou tão bacana, mas não decepciona.

Os registros são dos dias 4 e 5 de maro de 1977, e duas das músicas, “It’s Only Rock and Roll” e “Rip This Joint”, já estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Em recente entrevista a sites ingleses para falar sobre o lançamento, Keith Richards comentou que foi interessante tocar para apenas 300 pessoas, voltando aos tempos de bandas de clubes do norte e oeste londrinos de 1961 e 1962. “Depois de anos tocando em estádios monstruosos, foi revigorante sentir o bafo do público e a energia e tensão de um clube menor. Essa sempre foi a essência dos Rolling Stones.”

Foi um tempo esquisito para os Stones, que estavam acossados pelo punk rock nascente, por shows de qualidade apenas mediana e a promoção de um disco apenas mediano, “Black and Blue”, o primeiro com Ron Wood como guitarrista oficial.

Para complicar, naquele mesmo ano de 1977, bem no comecinho, Keith Richards seria preso com drogas ao tentar entrar no Canadá. Ficou detido alguns dias e seria processado por conta disso, acusado de consumo e tráfico, sujeito a um processo que poderia levá-lo à cadeia por alguns anos.

Depois dois anos, acabou sentenciado à prestação de serviços. Acabou fazendo três apresentações no país com renda revertida pra instituições de caridade e de combate ao consumo de drogas – um com os Stones e outro com os New Barbarians, que reuniu amigos famosos e o parceiro de Stones Ron Wood em 1979.

O álbum saiu em CD duplo e LP quádruplo e é um importante registro histórico dos 60 anos de carreira dos Rolling Stones.
Entre outros motivos, é imperdível por conter versões desleixadas e embriagadas de músicas que não apareceriam mais nos shows. O clássico “Worried Life Blues”, por exemplo, virou uma típica música de boteco, com erros e esforço enorme para ser tocada, assim como a seminal “Littel Red Rooster”.

Das músicas de autoria da banda, a baladaça “Worried Abou You” ganha tons dramáticos na interpretação de Mick Jagger, enquanto e “Luxury” e “Hot Stuff” surgem em versões um pouco mais sujas e aceleradas.

O “groove” de “Melody” é contagiante e fica bem ao vivo, e “Crazy Mama” ficou pesada e mais intensa. Ouça também as raras “Hand of Fate” e “Dance Little Sister”, onde os Stones brincam com novos arranjos e algumas improvisações.

Músicas

01 – Honky Tonk Women (Live At The El Mocambo 1977)
02 – All Down The Line (Live At The El Mocambo 1977)
03 – Hand Of Fate (Live At The El Mocambo 1977)
04 – Route 66 (Live At The El Mocambo 1977)
05 – Fool To Cry (Live At The El Mocambo 1977)
06 – Crazy Mama (Live At The El Mocambo 1977)
07 – Mannish Boy (Live At The El Mocambo 1977)
08 – Crackin’ Up (Live At The El Mocambo 1977)
09 – Dance Little Sister (Live At The El Mocambo 1977)
10 – Around And Around (Live At The El Mocambo 1977)
11 – Tumbling Dice (Live At The El Mocambo 1977)
12 – Hot Stuff (Live At The El Mocambo 1977)
13 – Star Star (Live At The El Mocambo 1977)
14 – Let’s Spend The Night Together (Live At The El Mocambo 1977)
15 – Worried Life Blues (Live At The El Mocambo 1977)
16 – Little Red Rooster (Live At The El Mocambo 1977)
17 – It’s Only Rock ‘N’ Roll (But I Like It) (Live At The El Mocambo 1977)
18 – Rip This Joint (Live At The El Mocambo 1977)
19 – Brown Sugar (Live At The El Mocambo 1977)
20 – Jumpin’ Jack Flash (Live At The El Mocambo 1977)
21 – Melody (Live At The El Mocambo 1977)
22 – Luxury (Live At The El Mocambo 1977)
23 – Worried About You (Live At The El Mocambo 1977)