Os golpes cotidianos e o ‘sequestro’ do rock clássico

Investigações da Polícia Federal mostram que estivemos muito perto de um golpe de Estado bem antes dos eventos nojentos de 8 de janeiro de 2023. Como já era esperado, o golpe foi tramado por militares de alta patente intimamente ligados ao governo do nefasto ex-presidente Jair Bolsonaro; Falta pouco para que este seja diretamente implicado.

Com a extrema-direita de inspiração fascista acuada neste momento no Brasil, ainda somos obrigados e enxergar, aqui e ali, manifestações, ainda tímidas, de negação e defesa do mundo bolsonarista feitas por artistas, alguns de rock.

A estratégia é conhecida: se alguém não faz captura de tela ou cópia da mensagem, o músico fascista vomita nas redes sociais alguma bobagem, deixa por alguns momentos e depois apaga na tentativa de, depois, negar qualquer postagem. M<as o recado foi dado.

Essa gemente chegou a comemorar os resultados das últimas eleições, quando eleitores majoritariamente votaram em políticos indignos de direita para vereador e prefeito. 

Menos mal que os extremistas de direita não tiveram bons resultados, mas gente que prega ódio e apoiou tentativas de golpe de Estado ficou feliz com a guinada á direita achando que esta é uma tendência para a eleição presidencial de 2026.

As prisões de militares bolsonaristas colocou água no chope desses seres inomináveis. Mesmo assim alguns ousaram se manifestar colocando em dúvi

a as investigações e as prisões, quando não chamando os detidos, golpistas desde sempre, de “patriotas”. São mesmos que ousaram aplaudir o atentado a bomba de 13 e novembro contra o STF (Supremo Tribunal Federal). O louco dos fogos de artifício também foi chamado de patriota por alguns, entre eles músicos de rock.

Acometidos por uma patologia coletiva que vai muito além, da cegueira institucional e da ignorância deliberada e criminosa, essa gente claramente deixou de ter vergonha de externar a sua perversidade e desumanidade. 

Como essa gente ainda se diz roqueira e milita no rock é um mistério, mas demonstram que a doença se espalhou rápido e que no mundo musical está contaminado com ideias perversas e destrutivas.

E então chegamos ao lado negativo do termo “rock clássico”, tão rechaçado por músicos de diversas idades e matizes. Ian Gillan, 79 anos, vocalista da banda inglesa Deep Purple, afirma que o termo engaiolou bandas veteranas em um ambiente onde só se quer saber de músicas gravadas e lançadas 50 anos atrás, matando o interesse por coisas novas que artistas mais velhos produzem.

Marcelo Gross, guitarrista com passagem pela banda gaúcha Cachorro Grande, acha o termo perigoso por classificar artistas diferentes e com trabalhos consistentes em uma categoria fossilizada que, involuntariamente prende ao passado quem se aventure a um som com mais referências artísticas da história.

Não é preciso muito esforço para adivinhar onde desemboca esse pensamento: no conservadorismo social que domina a sociedade brasileira e, de quebra, a de outros países, onde a ousadia, a audácia e a provocação artística passaram a simbolizar um mundo progressista assustador para essa gente.

O medo do novo, do instigante e das incertezas do futuro nunc tiveram um efeito tão nefasto e paralisante como agora. 

A sociedade, como um todo, está apavorada com o empoderamento das mulheres, com a desenvoltura das minorias, com as reivindicações antirracistas, com o aumento das populações negras nas esferas de comando, com a visibilidade humana de pessoas trans e LGBYQIA+.

E quem poderia imaginar que muita gente do rock – gente demais da conta, muito mais do que imaginávamos – está em,butida neste meio, apavorada com as mudanças na vida com as incertezas naturais que nos empurram para a frente.

É esse tipo de gente que odeia o Black Pantera, o Living Colour e o Body Count, bandas de pretos enfezados que ousaram colocar os negros na vanguarda do rock e da música pop. 

São os mesmos que debocham, desprezam e criticam bandas como Eskröta, The Mönic e Malvada, integradas por mulheres que exaltam o femininismo e o empoderamento delas, coisas que deixam os conservadores, principalmente os roqueiros, alucinados e amedrontados

Diante desses cenários enervantes e “ameaçadores”, o roqueiro parasita, ignorante e com cérebro estagnado busca refúgio no patriotismo e no rock clássico, terrenos conhecidos e menos complicados.

Apostam tudo no mesmo hit de 50 anos atrás ouvido incessantemente o dia inteiro dia após dia. É o cara que deliberadamente mata o novo por medo, sempre exigindo escutar “Smoke n the Water”, do Deep Purple, esteja onde estiver. É o mesmo idiota que faz questão de ir a lugares que só permitem artistas que tocam versões de grandes sucessos fossilizados, sem espço para qualquer coisa autoral.

A caricatura dessa gemente é o tiozão gordo e mal-educado que tem dinheiro de sobra e uma motocicleta caríssima, que frequenta motoclubes que ainda ostentam bandeiras dos Estados Confederados da América (racista) e lemas que exaltam a “amizade, a lealdade e o patriotismo”, quando não o nacionalismo.

São aqueles que exaltam as piores versões de Lynyrd Skynyrd e Allman Brothers, o Southern rock que um dia serviu de trilha sonora para discursos supremacistas de brancos sulistas dos Estados Unidos.

Esse mundinho confortável e conservador do rock clássico soa como refúgio para essa gente acostumada a ser tratada (e mimada) com deferência e a desprezar gemente pobre e de cor e de outra orientação sexual. A correspondência com o mundo branco conservador e frequentemente “ostentatorio” do sertanejo moderno brasileiro é imediata.

Até quando toleraremos esse tipo e ser execrável em nossas hostes, empesteando com sua desumanidade e perversidade ambientes marcados ela cooperação, pelo respeito, pela amizade, mas também pelo questionamento e pela contestação?

O golpismo escancarado pela Polícia Federal não deixa dúvidas do perigo que corremos e de como o ambiente brasileiro se tonou tóxico na política, algo que contaminou toda a sociedade. Por isso é que a polarização é cada vez mais necessária para que identifiquemos e neutralizemos os inimigos. E o rock está cheio deles.