“Conheço um cara que tem talento e pode ser o que você procura.” Foi assim, de forma amistosa, e com alguma paciência, que p cantor inglês Terry Reid dispensou mais um convite para ser vocalista de banda de rock.
A insistência era grande, pois eram poucos os cantores competentes que conseguiam ir do rock ao blues passando pelo jazz naquela fria Londres de 1968. Reid já tinha contrato como artista solo e boas perspectivas de sucesso. Por isso não se irritou ao ser mais uma vez abordado por Jimmy Page, um guitarrista talentoso que tinha tocado em uma de suas gravações.
Músico de estúdio requisitado, Page queria montar aa sua própria banda e achaava que o rapazinho de 18anos era o cantor ideal para o seu projeto. Para encerrar a insistência, indicou um amigo de Birmingham que se encaixava na banda idealizada por Jimmy Page – um moleque de 20 anos chamado Robert Plant, da Band of Joy.
Terry Reid, que morreu nesta terça-feira na Inglaterra, aos 75 anos, ficou conhecido como o cantor que recusou entrar no Led Zeppelin e em outras bandas de rock que mais tarde fariam sucesso, como Deep Purple.
O cantor tratava havia anos um câncer e cancelou vários show s neste mês em razão de uma série de problemas colaterais surgidos por conta do tratamento, segundo informações da imprensa inglesa.
Em uma rara entrevista à revista Classic Rock Magazine no começo deste século, Terry Reid zombou do fato de ser mais conhecido por ter recusado o Led Zeppelin do que pela música – gravou ótimos trabalhos nos anos 70 e teve relativo sucesso.
“Que pena que eu não conseguia prever o futuro na época”, brincou o cantor. “Já tinha contrato com um selo para gravar compactos e e meu nome estava em ascensão mesmo tão jovem. Por que iria começar tudo do zero em um projeto que só existia na cabeça de Jimmy Page?”
Apelidado de “Superlungs” (“Superpulmões”) devido ao seu potente falsete, Reid foi uma figura de destaque no blues britânico dos anos 1960 e na formação do hard rock que despontaria nas décadas seguintes.
Sua carreira solo começou com os discos “Bang, Bang You’re Terry Reid” (1968) e “Terry Reid” (1969), que destacaram sua performance vocal.
Em 1969, após já ter tocado em diversas bandas desde a adolescência, Reid foi convidado a abrir a turnê norte-americana dos Rolling Stones.
Também por conta disso, chegou a ser sondado para substituir Rod Evans no Deep Purple. Segundo ele, reusou o convite por duas vezes, abrindo caminho para a contratação de Iab Gillan, então na banda Episode Six.
Mesmo sem ter estourado ou colocado músicas no topo das paradas, era um músico muito respeitado a ponto de ser objeto de um documentários e extensos programas especiais de TV na Inglaterra.