Chris Dreja não gostava de briga. Pacato, tinja o temperamento dos baixistas, embora não gostasse do instrumento. Aceitou, no entanto, trocar a guitarra pelo baixo para evitar desgastes entre dois ases do instrumento. Achava que, pacificando tudo, os Yardbrds durariam mais tempo. Quase acertou..
Dreja foi m dos fundadores da banda e se considerava o pilar. Quando decidiu que não dava mais, os Yardbirds implodiram, deixando o guitarrista Jimmy Page e o empresário Peter Grant com bombas, dívidas e compromissos a serem cumpridos.
Ele morreu a um mês de completar 80 anos na sua amada Inglaterra. Ficou mais conhecido como fotógrafo de publicidade e de interiores. Com o fim da banda, em 1968, dedicou-se às câmeras e o rock virou hobby. Reativou os Yardbirds nos anos 90como baterista Jim McCarthy, regravou algumas músicas antigas, um punhado de novas sem inspiração e ficou por isso.
Tinha 17 anos quando intimou o amigo baterista Jim McCarth a formar uma banda. Estava extasiado como que via nos clubes de jazz e blues de Londres e ficou ainda mais interessado quando o primeiro single dos Beatles, ”Love Me Do”, começou a tocarn no rádio.
Sempre deu um jeito de frequentar os clubes mesmo sendo menor de idade e acabou recebendo muitas indicações. Já conhecia um menino ainda mais novo, Anthony “Top” Topham, que era bom guitarrista, e foi procurando que chegou ao baixista Paul Samwell-Smith e ao vocalista barra-pesada Keith Relf, uma espécie de Brian Jones (Rolling Stones) menos encrenqueiro.
A banda se entrosou rápido naquele final de 1962 e logo seguia os passos dos Rolling Stones para substituí-los no ano seguinte como residente no Crawdaddy Club.
Empolgação
Os Yardbirds eram uma sensação, mas havia problemas na guitarra solo. Topham parecia ter dificuldade em evoluir e parir para coisas mais significativas e teve de sair.
Oficialmente, tinha sido “pressionado” pelos pais a voltar aos estúdios. Seu substituo, um moleque chamado Eric Clapton, logo escancarai que a desculpa era bem esfarrapada.
O novo integrante catapultou a fama e logo os Yardbirds começaram a rivalizar com s Stones, mas fazendo um som mais puro. Era excelência blueseira, mais para a linha de John Mayall and Bluesbreakers do que Stones. O quinteto se tornou a banda oficial de acompanhamento dos bluesmen americanos que faziam turnês pelo Reino Unido.

Relf era o líder, o vocalista carismático, mas era Samwell-Smith e Dreja que lidavam com o empresário Giorgio Gomeslky, um aspirante a gângster inexperiente, e com as questões admninistrativas.
Como ocorriam com as bandas na época, tinhas mais sucesso e fama do que dinheiro e decidiram ganhar dinheiro como rock, partindo para fazer coisas mais comerciais. “For Your Love” era a canção escolhida para a nova fase, uma composição de Graham Gouldman. E deu certo: o sucesso foi enorme.
Eles ganhar algum dinheiro, mas perderam o guitarrista solo: Clapton era purista e queria fazer blues. Saiu no começo de 1965 e foi tocar na banda de John Mayall.
Nova fase e auge
Desesperados, foram atrás de Jimmy Page, músico de estúdio que já tinha tocado em singles da banda como músico adicional. Page ganhava bem e era muito amigo d Clapton, por isso recusou. Só que indicou outro amigo com quem dividia tardes de ensaios: Jeff Beck, da banda The Tridents.
Mens purista e bastante interessado em recursos tecnológicos de estúdio, foi a escolha perfeita. A banda vivia o seu hoje e o entendimento d Beck com Dreja, o guitarra base, era ótimo.
Como ponto de equilíbrio, o ponderado Dreja conciliava e aparava as arestas, mas não evitou as constantes reclamações de Samwell-Smith – reclamava de tudo, mas principalmente da gestão dos Yardbirds.
O baixista sai em meados de 1966 e desta vez Jimmy Page se oferece para entrar, canado de ficar enclausurado em estúdio tocando músicas quase sempre ruins. Aceitou ser o baixista e assim parecia que as coisas estavam se encaixando.
O lugar de reclamão foi ocupado por Beck, que aumentou a animosidade com Relf. Perspicaz, Dreja percebeu o tremendo potencial da dupla Page e Beck e propôs troca de instrumento com o baixista. Conseguiu assim, mais uma vez, apaziguar os ânimos Page adorou e a banda deu novo salto de prestígio e de qualidade.
Derrocada e fim
Foi bom, mas durou bem menos do que se esperava. Page e beck nas guitarras apareceram com a abanda no filme “Blow0Up” (epois Daquele Beijo”, de Michelangelo Antonioni, em cena que deveria ser para The Who. Na única imagem dos Yardbirds com os dois guitarristas, Beck protagonizou uma cena de quebra de instrumentos.
Logo em seguida, em uma longa turnê americana, Beck ficou doente e teve de ser internado em hospital em meio a um surto de raiva. A banda seguiu e ele voltou para a Inglaterra- estava fora da banda. Era o final de 1966.
Ao lado de Page e do empresário Peter Grant, havia emos efetivado no posto,. Dreja juntou os cacos e aguentou por mais 13 meses, mas não conseguiu reverter a decadência e perda de público.
Em fevereiro de 1968, a banda fez o último show da turnê americana em um boteco em Nova York. Ao final do show, Dreja e McCarthy anunciaram qu. Era o fim dos Yardbirds. Havia mais algumas poucas datas a serem cumpridas no Reino Unido, e depois Dreja largou a música e se tornou um e fotógrafo.
McCarhy e Relf fundaram o Renaissance,mas não ficaram muito tempo.
O vocalista morreria eletrocutado em seu estúdio caseiro em 1975. Jimmy Page e Peter Grant herdaram dívidas e compromissos e demoraram um pouco para remontar o que chamara d New Yardbirds a parir d setembro. Ao final do ano, a formação mudaria de nome para Led Zeppelin.