O público ovacionou um artista que não fez o show. Quase octogenária, Patti Smith faria dois concertos em São Paulo em 2024, mas passou mal e quase desmaiou em um deles. Socorrida às pressas, encontrou forças para retornar ao palco meia hora depois, às lágrimas, para pedir “milhões de desculpas” pelo problema e prometeu algum tipo de compensação. Entrou gigante no palco, e saiu deusa.
Poeta, ensaísta e letrista, Patti Smith era a cara intelectual do movimento punk de Nova York e deu um estofo moral ao movimento que arrebataria o mundo. Cantora meio que forçada, lançou um dos discos de estreia mais importantes da história da música pop – que tinha muito pouco do punk em relação à sonoridade.
“Horses” está completando 50 anos de seu lançamento e ganhou uma edição de luxo beste mês com nove músicas a mais além das oito originais e seminais que compunham a coleção original.
É um disco de clássicos que não viraram hits mundiais, mas que entram fácil em listas de canções emblemáticas do rock and roll. “Birdland” é de uma crueza bela e estonteante, com uma letra contendente, assim como outra bela canção, “Elegie”, que encerra a obra. “Hçoria: In Excelsis Dog”, o blues à la The Doors qye incorpora letra e melodia de “Gloria”, de Them-Van Morrison, que abre o disco, já vale a aquisição.
O material extra traz versões demo para a própria “Bidlnd” e a estupenda “Snowball”, além de pérolas que se transformam diante da interpretação maravilhosa da cantora.
Entre as versões alternativas e outtakes há material das sessões do álbum, incluindo duas seleções da fita demo de Smith para a RCA Records. (A Arista, que não era afiliada à RCA na época, acabou contratando-a por cerca de um quarto de século.)
Uma versão demo da destacada “Redondo Beach” foi lançada em uma coletânea de 2002, mas as outras aqui – incluindo a faixa de pré-estreia “Snowball” e um cover de “The Hunter Gets Captured by the Game”, das Marvelettes – são ouvidas aqui pela primeira vez.
A versão deluxe “Horses”, disponível em CD, vinil e digital, prefacia a publicação do novo livro de memórias de Smith, Bread of Angels, em novembro. (O ritmo de gravação deliberado de Smith – um álbum nos anos 80 e dois nos anos 90 – e quatro de 2000 a 2012.
Houve complementos ao longo dos anos com livros autobiográficos de Patti Smith, incluindo “Just Kids”, de 2010, um relato de seu romance e amizade com o fotógrafo Robert Mapplethorpe.
Quando ela aceitou uma oferta de Clive Davis para se juntar à Arista, gravou “Horses” com o ex-membro do Velvet Underground John Cale na cadeira de produção, parecia que ela já havia vivido várias vidas.
Filha de uma família Testemunha de Jeová em Nova Jersey, ela cruzou o rio para Nova York após engravidar quando jovem em uma relação passageira e dar uma filha para adoção.
Iniciou assim uma vida de arte marcante, da poesia a peças teatrais (incluindo uma de um ato escrita com Sam Shepard), colaborações com o Blue Oyster Cult, jornalismo musical e um emprego em uma linha de montagem.
Quando começou a musicar seus poemas com a ajuda de uma banda que incluía o guitarrista e compilador dos Nuggets, Lenny Kaye, o baixista Ivan Kral, o baterista Jay Dee Daughtery e o pianista Richard Sohl, ela logo se tornou presença constante no clube CBGB, no Lower East Side, onde Davis a viu em um show com o Television.
Caracterizado pela alternância entre a energia crua de Smith e da banda e a visão de Cale de gravar algo mais contido, “Horses” é uma porta d entrada para a eternidade, elogiando as derrocadas de figuras musicais cruciais do final dos anos 60, de Jim Morrison a Jimi Hendrix~
A faixa de abertura, a já citada “Gloria: In Excelsis Deo”, que começa com a imortal frase “Jesus morreu pelos pecados de alguém, mas não pelos meus”, integra a suíte “Gloria”, escrita por Van Morrison, enquanto “Land” arrasa “Land of a Thousand Dances” dentro de suas fronteiras musicais.
O álbum é frequente em listas de mais influentes de todos os tempos – com toneladas de elogios da crítica musical mais rigorosa e um sucesso comercial modesto.
No entanto, foi a base para o estabelecimento de uma carreira ímpar dentro do rock e o estofo necessário para transformar a amgustiada e desesperada “Because the Night”, de Bruce Springsteen, em sucesso universal tempos depois.
CD/LP 1: Original album (released as Arista AL 4066, 1975)
Gloria: In Excelsis Deo
Redondo Beach
Birdland
Free Money
Kimberly
Break it up
Land: Horses/Land of a Thousand Dances/La Mer(de)
Elegie
CD/LP 2: Bonus material (previously unreleased except where noted)
Gloria: In Excelsis Deo (RCA Demo)
Redondo Beach (RCA Demo) (released on Land (1975-2002) – Arista 07822 14708-2, 2002)
Birdland (Alternate)
Snowball
Kimberly (Alternate)
Break It Up (Alternate)
Distant Fingers
The Hunter Gets Captured by the Game
We Three