Novos do nomes do metal, Falchie Downhifter ganham chance no Amplifica Fest

Downshifter (foto: divulgação)


O novo festival underground de rock pesado de São Paulo é uma grande ideia e um espaço necessário para bandas novas e que penam para encontrar locais acessíveis para tocar. O Amplifica Fest, surgido a parti de um, programa de web vídeo crido pelo guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra, promete ser o porto seguro para quem costuma ver muitas portas fechadas.

Entre as bandas selecionadas para tonar no Carioca Club, em São Paulo, em 6 de dezembro, estão dois novíssimos nomes capitaneados por mulheres que sentiram o gostinho do sucesso no mundo alternativo nos trabalhos anteriores: Falchi e Downshifter.

Falchi é a nova fase da carreira da guitarrista paulista Jessica di Falchi, que saiu no começo do ano d banda de death metal Crypta. É a sua estreia solo, mas liderando uma banda que leva o seu nome. Instrumental, a banda Falchi só lançou um single, “Moonlace”, recheado de influências, que passam por Joe Satriani, Kiko Loureiro, John Petrucci (Dream Theater) e outras.

“É um caminho novo, mas não desconhecido, já que eu faia números instrumentis no começo de minha carreira”, disse Jessica em entrevista ao videocast “Heavy Talk”. “O EP que devo lançar em breve traz música minhas que reúnem minhas principais influências, que resultam em um heavy metal moderno, diferente da música extrema que eu fazia com a Crypta.

Ela ficou dois anos no quarteto feminino de death metal criado por Fernanda Lira (baixo e vocais) e Luana Dametto (bateria) quando saíra da Nervosa em, 2020. Jesica substituiu a holandesa Sonia Anubis” Nusselder, que gravou o primeiro disco. Jessica gravou o segundo da Crypta, mas não compôs nenhuma canção.

“Foi uma experiência ótima, ganhei uma bagagem internacional impressionante e adquiri uma outra visão como musicista profissional. Foram dois anos intensos e muito trabalho, então é natural surgirem alguns desgastes. O death metal não é a minha praia, então optei por sair e começar meu próprio trabalho”, explicou a 9guitarrista, que promete novas músicas até o final do ano.

Jessica Falchi (foto: divulgação)

A banda Doenshifter é liderada pela paranaense Angel Sberse, que foi vocalista da banda Malvada e uma finalista do programa The Voice Brtasil quando este estava na TV Globo. Também integrou a banda Bendicta, que foi fundamental para que fosse convidada a fundar e estruturar a Malvada.

Com dificuldades para a vida de executiva de multinacional e as turnês, decidiu sair d Malbada em 2023para encontrar um projeto mais adequado às suas necessidades profissionais.

Embora seja versátil e transite por todas as áreas do rock, tem certa predileção por um som mais pesado que o hard rock bluesy da Malvada.

Angel se juntou ao guitarrista Renato Haboryni e também a Adilson Porto (baixo) e Bill (bateria), para formarem o DownShifter, que tem uma sonoridade mais metal e mais moderna.

O grupo lançou os singles “Ashes” e “The Bless Of Decay”, que estão disponíveis em todas as plataformas de streaming. “Ahes” também foi escolhida para ser o primeiro clipe oficial do quarteto.

O som impressiona pela qualidade das letras e também pela sonoridade bem elaborada, principalmente em relação ao trabalho de guitarras. No entanto, coincidentemente, a banda soa com certa similaridade ao que a Malvada vem fazendo em sua fase internacional, com músicas mais pesadas e com letras em inglês


Compartilhe...