A banda americana Metal Church sempre foi considerada uma instituição do meta americano, mas sempre causou estranheza o fato de ser subestimada mesmo no segundo escalão dos mestres do subgênero conhecido como thrash metal.
O chamado “Big Four” é composto por Metallic,a, Megadeth, Slayer e Anthrax, sendo que o segundo “B ig Fout – na verdade, Big Five – tem Exodus, Death Angel, Testament, Overkill e Metal Church, todas com mais de 40 nos de existência.
No momento em que anuncia a entrada do baixista David Ellefson, ex-Megadeth, o Metal Church reedita a sua discográfica com remasterização e novas micagens. Álbuns ótimos como Masterpieces” e “A Light in the Dark” voltam às lojas e entram nas plataformas de streaming.
São peças importantes para entender o que é thrash metal e como a cena de São Francisco, na Califórnia, é cruciam, para o heavy metal. É a banda eu revelou os grandes vocalistas David Wayne, Mike Howe e Ronnie Munroe – os dois primeiros já morreram.
O lançamento do single “F.A.F.O.”, acompanhado de um videoclipe, é a estreia da nova formação com Ellefson. A faixa foui produzida pelo guitarrista Kurdt Vanderhoof e mixada/masterizada por Zeuss no Planet Z, Completam o time guitarrista Rick Van Zandt e dos também estreantes Ken Mary (bateria) e Brian Allen (vocal).
O grupo prepara um novo álbum para 2026, ainda sem título revelado, através da Rat Pak Records, e já planeja uma agenda extensa de shows no próximo ano. Três apresentações em festivais europeus em agosto já estão confirmadas.
Formado em San Francisco em 1980, o Metal Church acumulou treze discos de estúdio até aqui — o mais recente é Congregation of Annihilation, de 2023 — sempre mantendo presença marcante no metal norte-americano. A trajetória, porém, também foi marcada por perdas dolorosas, incluindo a morte do vocalista Mike Howe em 2021.