A cantora brasileira que testemunhou os problemas da banda Dogma

Isa Roddy (foto: arquivo pessoal/onstagram)


O escândalo da misteriosa banda de hard rock/heavy metal Dogma na Europa. Depois de três anos de sua saída do projeto e dois meses após a implosão do grupo, a curitibana Isa Roddy, que participou do início de tudo.

Segundo um esquema de “segredo de identidade”” e “máscaras” reimplantado pela banda sueca Ghost, a Dogma não divulga nenhuma informação sobre a banda – nem mesmo o país de origem é informado.

As integrantes, todas mulheres não identificadas e que tocam vestidas de freiras, são fiscalizadas de forma implacável pelos empresários e criadores do projeto. É uma pressão enorme para evitar o vazamento de informações.

O escândalo estourou há dois meses. Três das cinco integrantes saíram e revelaram suas identidades. Sem poder revelar detalhes por questões jurídicas, elas denunciaram irregularidades contratuais exigências profissionais que beirariam o absurdo e não ressarcimento de gastos pessoais com vistos de entrada em países e passagens aéreas.

Os empresários reagiram sem rebater diretamente as acusações, mas criticando as rebeladas por “falta de profissionalismo”. A crise gerou uma disputa judicial que podem durar anos

Dogma (foto: divulgação)

.

E onde entra a brasileira Isa Roddy? Foi ela que iniciou o projeto em 2021. Foi a primeira artista contatada e contratada. Sua voz está nos primeiros singles e ela esteve em pelo menos dois videoclipes. A máscara usada pelas cantoras teve como molde o seu rosto.

Ela contou esses detalhes em entrevista concedida ao programa de YouTube “Heavy Talk”. Por questões jurídicos, não pode dar detalhes dos problemas que enfrentou na Dogma, mas pôde fornecer algumas informações que dão uma pálida ideia da forma complicada como funcionava a banda Dogma.

Isa é multi-instrumentista e cantora com passagens por muitos projetos no paraná. Chegou à Alemanha em 2021 com o sonho de viver da música e logo recebeu informações e contatos para integrar a Dogma.

Começou bem, mas durou menos de um ano – percebeu como era difícil lidar com o gerenciamento do grupo e percebeu que desaprovava muita coisa no cotidiano da administração. Saiu em meados de 2022.

Por questões contratuais, manteve o silêncio nestes anos enquanto partia para outros projetos – foi participante d versão alemã de The Voice, por exemplo. Quando o escândalo da Dogma explodiu neste ano, sentiu que era hora de se posicionar, dentro de algumas limitações. De forma cifrada, praticamente corrobora os problemas levantados pelas musicistas rebeldes.

Cantora extremamente talentosa e totalmente influenciada pelo hard rock e pelo heavy metal, prepara a sua carreira solo na Europa enquanto lida com os problemas com a Dogma ainda persistem.

“Aprendi bastante com a experiência com a Dogma”, declarou a cantora. “ As questões administrativas e de contratos precisam merecer uma enorme atenção para evitar problemas profissionais. Esse caso pode servir de referência no mercado.”

Assista abaixo a entrevista de Isa Roddy ao programa “Heavy Talk”:


Compartilhe...