Era para ser o começo de uma fase diferente da carreira, mais tranquila e dedicada à MPB mais sofisticada. Os dos singles lançados em parceria com a cantora e compositora Papisa, encharcados de amor melancólico e piano, já dava uma pista do clima taciturno.
Paulo Miklos, ex-Titãs,, qyeria apenas divulgar a nova fase de sua longa carreira, mas acabou enredado no tumulto de seu divórcio litigioso com a diretora e produtor cultural Renata Galvão, sua segunda esposa e ex-empresária.
A jornalista Mônica Bérgam, da Folha de S. Paulo, revelou que Renata entrou com um pedido de medida protetiva na Justiça contra Miklos, pedindo que que ele eu não se aproxime a menos de 300 metros de distância dela .
A ex-mulher dele o acusa de intimidar e enviar amigos e funcionários para entrar sem autorização em seu apartamento para fotografar com a intenção de anexar ao processo de divórcio e tentar desqualificar as pretensões de partilha e indenização. Minlos ainda não manifestou sobree a acusação e o pedido de medida protetiva, que foi concedida. Sua defesa apenas lamentou que fatos mentirosos tenham vazado de forma a criar um enredo criminal”.
As duas canções novas exageram na melancolia , mas esbanjam também bom gosto e belos arranjos, possivelmente reflexo da situação pessoal do músico.
Sempre se reinventando, uniu-se a Papisa para um projeto especial. Depois de fazerem alguns shows juntos, eles compuseram e gravaram dois singles, “Maremoto” e “São Paisagens, Novas Descobertas”, que acabam de ser lançados pela gravadora Deck.
Tudo começou quando Papisa convidou Paulo para participar de sua temporada de shows no teatro Centro da Terra. “O trabalho dele me acompanhou a vida inteira e naquele momento eu tive um insight. Queria trazer alguém com mais experiência e arrisquei”, contou a artista em conversa com a imprensa.
A proposta inicial era apenas dividir um show, misturando repertórios, mas a dinâmica criativa entre os dois evoluiu rapidamente. Paulo levou composições que havia criado em um período mais sensível. “Eu tinha um material muito melancólico, por causa do momento que eu estava vivendo, e eu não sabia como dar vazão a isso”, comentou. Dessa troca artística, nasce6ram as duas músicas que agora chegam ao público.
As duas músicas versam sobre o fim de relacionamentos e o “maremoto” subsequente ganharam muita dramaticidade, mas também delicadeza, com a participação de papisa, uma cantora d voz não muito potente, mas sutil o suficiente para servir de contraponto ao ex-titã.
“São Paisagens, Novas Descobertas” é a mais interessante, com uma letra mais bem elaborada e com bastante delicadeza. Está muito distante da turbulência que afeta Miklos na vida pessoal – por enquanto, a fúria e as mágoas estão represadas e transformadas em melancolia. Que continue assim, por mais que a vida pessoal esteja virada pelo avesso.