A história do ‘peimeiro single’ solo de John Lennon que nunca existiu

John Lennon e Yoko Om em Amsterdã, na Holanda em 26 de maio de 1969, durante o protesto pela paz que ele chamou de 'bed-in' (foto: reprodução/Wikipedia)


Uma novidade arqueológica muito esperada pelos fãs dos Beatles ganhou as páginas especializadas e e jornais nesta semana: o ‘primeiro single’ de um beatle em carreira sol, perdido nos arquivos e entranhas profundas do universo dos quatro músicos de Liverpool que formaram a melhor banda de rock de todos os tempos.

E é graças a um brasileiro que o mistério começa a ser elucidado. O jornalista e pesquisador Marcelo Fróes persegue a saga de “Rock Peace” há mais de 30 anos e ganhou uma ajuda de peso na busca definitiva de mais informações: Sean Lennon, filho mais novo do guitarrista e vocalista John Lennon *1849-1980). Fróes conta parte da saga em bom texto publicado no site Estadão.com.

Em uma entrevista por telefone, o brasileiro perguntou a Sean Lennon se ele sabia da existência de tal música. O músico ficou estupefato ao saber da história que desconhecia – ele é o guardião da memória e dos arquivos do pai.

Com base em informações de livros sobre os Beatles e em fotos feitos por um fotojornalista brasileiro, Luiz Garrido, Fróes foi montando ym quebra-cabeça para chegar ao paradeiro daquele que seria o primeiro single solo a ser lançado por beatle, no caso John Lennon, em entre maio e junho de 1969. A música era “Rock Peace”.

A história registra b que o primeiro single solo de um beatle foi “Give Peace a Chjance”, lançado em agosto de 1969, reta final da existência dos Beatles – no mês seguinte, Lennon anunciaria que estava deixando o grupo, embora concordasse em segurar a notícia para não atrapalhar a vendas de produtos a serem lançados.

Os Beatles acabaram em abril de 1970 quando o baixista e vocalista Paul McCartney fez o anúncio de sua saída quando do lançamento de seu primeiro álbum solo,.

“Rock Peace” foi gravada antes, e chegou a ser prensada em vinil, com capa e tudo, como Luiz Garrido registrou em foto após uma entrevista com Lennon e a mulher, Yoko Ono. Na foto, em Londres, na Inglaterra, Lennon segura o o compacto e o exibe à câmera.

Mal Evans, que foi roadie dos Beatles e na época era diretor da gravadora Apple, chegou a escrever um texto de divulgação informando sobre o lançamento de “Rock Peace”, mas só o jornal do fã clube oficial dos Beatles publicou tal texto e, aparentemente, ninguém deu importância para aquela informação.

De acordo com as pesquisas de Fróes, “Rock Peace” é uma música instrumental resultado de uma jam sessions ocorrida em Londres durante as gravações do álbum solo de Billy Preson, pianista e cantor americano amigo dos Beatles.

O disco seria lançado pela Apple, a gravadora do grupo. Vários músicos importantes participaram, entre eles outro beatle, o guitarrista George Harrison, que produziu parte do LP.

Depois de muita pesquisa e auxílio de Sean Lennon e do historiador britânico Simon Hilton, o brasileiro Fróes chegou ao veredito: “Rock Peace” nunca foi lançada e só foi publicada como material bônus da edição estendida de “All Things Must Pass”, de George Harrison, que chegou ao mercado em 2021 – o LP triplo original é de 1971.

Em meio às faixas extras instrumentais da edição estendida do disco de Harrison , a maioria jam sessions da época, está uma chamada “Remember Jeep”, novo nome da canção, quw tem a participação de Eric Clapton na guitarra e Ginger Baker na bateria.

Fóres, Hilton e Sean Lennon ainda buscam algumas respostas: por que a canção não foi lançada na época? Como ficou esquecida nos arquivos de George Harrison? Por que seu nome foi alterado? Quem a resgatou e a inseriu na versão de comemorativa de 50anos de “All Thimgs Must Pass”?

Compartilhe...