Dois guitarristas apaixonados por blues e música pesada, que prometiam um estouro no palco em todos os sentidos. E o nome esdrúxulo era apenas uma piada que prometia não entrega de cara o que o quarteto prometia.
Humble Pie era uma potência sonora que gamhou vários prêmios de melhor show da Inglaterra, superando Slade, The Who, The faces, Led Zeppelin e os Rolling Stones, além de um então iniciante Queen.
Steve Marriott e Peter Frampton eram os dois guitarristas que queriam ganhar o mundo com a fúria do blues que virava hards rock, mas a parceria só durou dois anos. No entanto, foi o suficiente para que a banda se mostrasse ousada e inovadora, com uma dupla de guitarras que s completava e servia de inspiração paras “guitarras gêmeas” de Wishbone Ash e Judas Priest.
“As Safe As Yesterday” é a estreia em álbum do grupo, em 1979, e agora ganha uma versão de luxo para comemorar os 55 anos de seu lançamento – e os 60 anos gos surgimento da Immediate Recors, u, celeiro de grandes artistas que não tinham muito espaço nas grande gravadoras.
A obra é a segunda do pacote de celebração da Immediate, que estrou o projeto – na verdade, a Rhio, dona do catálogo – com “Nice”, o terceiro disco da banda The Nioce, criada pelo tecladista Keith Emerson antes do trio fenomenal Emerson, Lake and Palmer.
Os duetos vocais de Marriott e Feampton são deliciosos, especialmente em “Deperated” e na faixa-título, assim como os violões e solos de guitarra, quase todos de Frampton, que percorrem o álbum inteiro. Tem até county music raiz com “Alabama 169”.
Gravado nos estúdios Olympic & Morgan com o renomado engenheiro de som Andy Johns, o álbum “As Safe As Yesterday” apresentou uma mistura inovadora de blues pesado, hard rock, folk pastoral e canções acústicas, todas soberbamente produzidas.
Gravado nos estúdios Olympic & Morgan com o renomado engenheiro de som Andy Johns, o álbum “As Safe As Yesterday” apresentou uma mistura inovadora de blues pesado, hard rock, folk pastoral e canções acústicas, todas soberbamente produzidas.
Desconhecida na época, era a controvérsia em torno do desaparecimento da fita master a caminho do Olympic Studios, em Londres, para o estúdio de masterização em Nova York.
Foi um processo tenso de gravação e execução, com os músicos reclamando que não conseguiam registrar a energia do que faziam no palco. Telefonemas desesperados pedindo uma substituição resultaram apenas em uma fita com cópia, muito tocada, não destinada à produção e certamente sem a qualidade necessária para gravar um LP. A banda ficou horrorizada ao ouvir o LP finalizado, com seu som monótono e abafado.
Apesar do apoio incondicional de Andrew Oldham à Humble Pie, em detrimento dos outros artistas de sua gravadora, a Immediate Records estava em dificuldades financeiras e não tinha condições de retirar o LP do mercado. Em março de 1970, a Immediate Records estava em liquidação, com suas fitas master perdidas ou roubadas.

Os LPs do Immediate, incluindo “As Safe As Yesterday Is”, logo desapareceram das prateleiras das lojas de discos, e sua fita master nunca foi encontrada.
Por muitos anos, Kenney Jones, com o produtor de reedições Rob Caiger, vasculhou arquivos ao redor do mundo em busca de fitas do Immediate desaparecidas para os Small Faces.
Como parte dessa busca, fitas de colegas artistas de Kenney foram encontradas, incluindo uma master de segurança para Humble Pie. Reedições em CD e LP foram copiadas de vinis antigos, com as gravadoras não percebendo ou se importando com a baixa qualidade do som.
Agora, mais de 50 anos depois, “As Safe As Yesterday Is” pode ser ouvido como deveria ter sido experimentado em 1969 – e agora com ainda mais poder e clareza.
Peter e Jerry também restauraram o single de estreia “Natural Born Bugie” para onde deveria estar no LP original do Reino Unido.
O CD recém-remasterizado adiciona a faixa do LP do Reino Unido “Growing Closer”, quatro outtakes dos estúdios Olympic & Morgan gravados durante junho e julho de 1969 e o lado B “Wrist Job”, uma das últimas faixas a serem gravadas junto com “Natural Born Bugie” nas sessões do primeiro álbum durante a primavera de 1969. Todos os formatos de LP e CD remasterizados serão lançados pela Nice Records de Kenney Jones.
O Humble Pie foi formado em janeiro de 1969 com Steve Marriott, o antigo vocalista do Small Faces, Peter Frampton, do The Herd, ambos nas guitarras, com o baterista poderoso e contundente Jerry Shirley e o baixista supremo do Spooky Tooth, Greg Ridley.
A banda rapidamente se desenvolveu em uma sofisticada unidade de estúdio, onde riffs pesados, rock rústico e explosões de psicodelia extasiante garantiram à banda sucesso instantâneo nas paradas e aclamação da crítica.
Ressentido com a liderança meio que forçada de Marriott, com quem a relação não era gácil, Peter Frampton saiu em 1971 para trilhar uma carreira solo de sucesso, tornando-se astro mundial a partir de 1975.
O seu lugar foi ocupado por Dave “Clem” Clemsin também guitarrista e vocalista, mas sem o mesmo brilho como compositor. O Humble Pie acabou em 1975 e teria