Elas tomaram conta das guitarras neste século e o blues foi invadido por uma série de instrumentistas de altíssima qualidade. Conquistaram um espaço quase que exclusivo dos homens graça ao pioneirismo de mera mulheres como Bonnie Raitt e Susan Tedeschi, que silenciosamente ocuparam a brechas e mostraram que a guitarra feminina tinha muito a falar a partir dos anos 80.
A seguir, uma lista com as instrumentistas que mais se destacam no blues na atualidade:
– Samantha Fish – É a mais expressiva guitarrista d atualidade com estilo abrasivo e apaixonado de empilhar riffs robustos e incandescentes. Seus dois mais recentes lançamentos, “Paper Doll” e a versão ao vivo do disco, elevaram de tal modo o seu prestígio que a transformaram em atração principal em festivais de blues nos Estados Unidos.
-Joanne Shaw Taylor – Guitarrista inglesa apadrinhada por Joe Bonamassa, tem a voz rouca e um estilo mais rocker de abordar o estilo, ainda mais agora, em ova fase em que amplia o leque de influências. Seu mais recente EP, com quatro música explora nova fase, principalmente na faixa-título, um rock rápido e que remete ao faroeste do Texas. É a grande rival d0a americana Samantha na atualidade.
– Joanna Connor – veterana da cena blueseira do anos 80, apela mais para o estilo tradicional, embora seja mais uma artista produzida por Joe Bonamassa. Meio caipirona dos Estados Unidos, implementa elementos do folk e da country music em seus riffs recheados de influências diversas. É considerada uma grande solista.
– Jackie Venson – Texana das mais habilidosas, , destoa do estilo dos conterrâneos Stevie Ray Vaughan (1834-1990), Jimmie Vaughan e Biily Gibbons (ZZ Top). Sua pegada é diferente, com o boogie que a aproxima mais de Jimi Hendrix (1942-1970). Prefere fraseados mais longo e cheios de notas, assim como nos solos funkeados. É um dos nomes maisimportantes da música negra atual.
– Grace Bowers – A americana de estilo discreto é uma artista virtuosa e cheia de musicalidade, agregando diversos gêneros em um estilo diverso e difuso, mas com extremo rigor técnico. Sua especialidade é o rhythm and vlue e soul, mas a base é o blues. À primeira vista seu estilo pode parecer minimalista e econômico, mas é só impressão.
– Ana Popovic – Guitarrista sérvia radicada nos Estados Unidos, ume as melhores tradições do blues americano e europeu. Decidiu enveredar por novos caminhos, como se pode ouvir no CD triplo “Trilogy”, seu trabalho mais expressivo.

– Erja Lyytinen – Destaque da música finlandesa, é a melhor guitarrista da Europa, O bluies rock dela é intenso e pesado, quase hard rock, o que a diferencia das concorrentes. O som é pesado, com longos solos e riffs recheados de referências roqueiras. Tem predileção por álbuns ao vivo, que certamente representam o que de melhor em termos de produção instrumental.
– Laura Cox – Explodiu como guitarrista de rock em 2016, mas a francesa é na essência uma instrumentista de blues, por mais que esteja enveredando por outros gêneros. Embora seu estilo seja econômico nos riffs e nos solos, é bastante habilidosa.
– Hannah Wicklund – Talvez a mais roqueira da lista. É ainda mais viciada e influenciada por Jimi Hendrix do que a texana Jacke Venson, com uma pegada bem hard rock. Os riffs são pegajosos e os solos costumam serlongos, mas não estéreis. É destaque atual da cena americana,
– Ally Venable – É a garota prodígio da guitarra americana blues atual. Muito jovem, já gravou dueto com Buddy Guy e teve ao menos três álbuns entre os mais vendidos nas listas de blues dos últimos dez anos. Sua linha é mais acessível e pop que a das concorrentes, só eu costuma se destacar pela habilidade e virtuosismo.
– Orianthi – Veterana guitarrista australiana foi prodígio nos anos s 90 e transitou entre o rock e o blues gravando grandes trabalhos. Ao lado de Richie Sambora, do Bom Jovi, que foi seu namorado, lançou dois elogiados trabalhos sem ser ofuscada por ele. É conhecida pelos solos elaborados e recheados de referências.
– Anni Piper – Baixista australiana que é uma das mais requisitadas de seu país, ao lado de Tal Wilkenfekd (ex-Jeff Beck). Abraçando outros gêneros como o pop, está em alta em seu país, com estilo vigoroso e sua voz potente e grossa.
– Danielle Nicole – baixista americana que fez sucesso também como vocalista da ótima banda Trample Under Foot. Na carreira solo, mistura com competência blues e música pop, mas é considerada uma virtuose do instrumento.