A casa da realeza musical. O pomposo rótulo acompanhou a existência inteira o selo/gravadora Atlantic Records, fundada em 1947 por dois irmãos turcos filhos de diplomata. A nobreza da empresa surgiu por conta da noção de que “os melhores atraem os melhores; a nata da arte eleva a alma”.
O sonho dos irmãos Ahmet e Nesut Ertegun – apoiados pelo sócio Hebn Abramson – completou 75 anos e, 2022 e a celebração continua dentro do projeto Atlantic 75, que está a todo vapor.
É um grande projeto que pelo relançamento da maioria do catálogo valioso e maravilhoso em todos os formatos. Como não aplaudir o retorno ao mercado de clássico do Led Zeppelin, Yes e Genesis, só para ficar em cânones do rock?
As reedições em vinil estão a cargo da Analogue Productions/Acoustic Sounds e outros parceiros, com álbuns icônicos de artistas como Aretha Franklin, Ray Charles, Led Zeppelin, Yes, Genesis, Otis Redding, Foreigner, Dusty Springfield, e Stephen Stills em formato 180g, 45 RPM, em edições de 1 ou 2 LPs, além de um livro de luxo comemorativo pela Taschen, cobrindo a história e lendas da gravadora.
Artistas incluídos no grande pacote:
Soul/R&B: Aretha Franklin, Ray Charles, Otis Redding, Donny Hathaway, Roberta Flack, Wilson Pickett, Dusty Springfield.
Rock/Folk/Pop: Led Zeppelin, Yes, Genesis, Foreigner, Bad Company, Crosby, Stills & Nash, Stephen Stills, Graham Nash, Dr. John, Stone Temple Pilots, Paramore.
Jazz: John Coltrane, Charles Mingus, Billy Cobham (debut solo).
Modernos: Death Cab For Cutie (Plans), Gayle, Christina Perry, Kehlani (alguns com o primeiro lançamento em LP).
Edições Especiais: Incluem faixas mono, álbuns duplos em 45 RPM para melhor fidelidade, e capas retrô. Livro “75 Years of Atlantic Records”: Uma publicação luxuosa da Taschen, com fotos icônicas, textos de especialistas e prefácio de Bruno Mars, documentando a história da gravadora