Uma perseguição milenar, que culminou no genocídio de 1,5 milhão de mortos e 2 milhões de pessoas expatriadas para o mundo inteiro. A saga dos armênios é quase tão sofrida quanto a dos judeus na II Guerra Mundial.
Encravados no Oriente Médio, ao sul da cadeia montanhosa do Cáucaso, os armênios são ilha de cristãos em “mar” de muçulmanos, que empreenderam uma perseguição genocida entre 1915 e 1923, tema recorrente na obra d bandas como System of a Dawn, formada por quatro músicos de ascendência armênia.
Agora é a vez de um brasileiro radicado nos Estrados Unidos fazer uma bela homenagem ao povo perseguido até hoje – a República da Armênia, ex-integrante da União S0vética, vive em guerra como vizinho Azerbaijão, com forte população muçulmana.
Caio Kehyayan, como o sobrenome denuncia, é descendentes de armênios e saiu de São Paulo para criar a banda FireWing com outros brasileiros em Los Angeles, na Califórnia. “Last Gasp” é a música que ganha lyric vídeo com referências aos antepassados do guitarrista.
Depois de anunciar seu novo vocalista, Jota Fortinho, e lançar uma nova versão para “Time Machine”, seguida de uma turnê com os finlandeses do Sonata Arctica, a FireWing lançou a inédita “Last Gasp” pela gravadora alemã, Massacre Records.
A música é uma imersão completa à primeira grande guerra entre os Eons e Vishap, com uma sonoridade diferente de tudo que a FireWing já se propôs a fazer em seu heavy metal tradicional.
O conceito da FireWing está embasado na História e na Mitologia da Armênia e da Grécia, dentro de um universo no qual todas as outras mitologias e culturas distintas também estão inclusas. Em 1915, o povo armênio passou por um grande genocídio conhecido como o “Massacre Armênio” – já citado anteriormente.
O ser que personifica a garra do povo armênio após esse Massacre é Vahagn – Rei da grande Armênia da Dinastia Orôntida (século V d.C). Vahagn é um dos filhos de Tigranes Orôntida e sucedeu o seu pai na luta contra dragões (Vishap), sendo conhecido como Vishapakagn – “o Matador de Dragões”.
Vahagn livrou a Armênia dos monstros e foi deificado por causa do seu valor, e a FireWing exalta esses valores em todo o desenvolvimento das suas canções. “Last Gasp” trata da jornada espiritual e mental de seus protagonistas Vahagn e seu pai, Tigranes, o Ancião.
Caio Kehyayan comenta o lançamento: “Minha intenção com essa música é passar uma forte mensagem para toda a Diáspora Armênia. Desde o genocídio milhares de armênios fugiram para cantos distintos do mundo, e atualmente existem mais armênios fora da Armênia do que no próprio país, que se localiza na região do Cáucaso”.
O novo vocalista da banda, Jota Fortinho, acrescentou: “Quando o Caio me enviou a música, a primeira coisa que me veio à mente foi um passeio em uma montanha-russa, daquelas gigantes, rsrs. Eu poderia dizer muitas coisas sobre esse tema, pois, além de muito técnico ele é bastante profundo. Posso resumir desta maneira: Last Gasp é um passeio radical em montanha-russa. Estou muito orgulhoso do que fizemos nessa música”.
“Last Gasp” tem produção, letra e orquestrações de Caio Kehyayan, co-produção de Fabiano Rodrigues, com mixagem e masterização por Jack Kosto, artes por Junki Sakuraba e produção do vídeo por Gabby Vessoni. O conceito de criação do mundo é de Caio Kehyayan.