Banda Kavla retorna com álbum novo e músicas em português

Uma banda nova com 33 anos de existência? Uma banda nova que decide fundir rock progressivo e MPB para criar um som diferente? Temos isso e mais um pouco no cenário de final de ano em relação ao rock nacional. O Kavla está de volta acelerando a agenda para aproveitar o bom retrospecto de suas novas músicas.

Os paulistanos do Kavla estão prestes a celebrar33 anos de história, m são apenas três álbubs no período – “Dream or reality”, de 1995, com o vocalista Gerson Greco, era puro hard rock em inglês; “Surreal”, com Tiago Ciccilini cantando, era power metal em pleno ano de 2004; “Intenso”, recém-lançado, é hard’nheavy cantado por Allan Ortona em português. São três bandas diferentes, mas enfim…

Em uma decisão difícil, a opção pelo português vem em momento em que há poucas bandas com uma sonoridade fazendo rock neste idioma – Sinistra, Malvada e mais algumas pouca.,

A sonoridade mudou, está mais pop, em especial nos refrões e nos riffs com um molho hard dos anos 80. É o caso de “Um Solitário Sem Querer”, em que as duas guitarras casam bem com a estrutura melódica pop.

O destaque de “Intenso” são as guitarras dos irmãos Fabio e Sandro Silva, em perfeita sintonia e dado o toque heavy m quase todas as canções, como em “Business”, a mais pesada, que soa frenética e urgente com letra irônica e sarcástica (nem tanto) sobre como nossas vidas são movidas por pressão dos negócios.

“Seja a Música” é uma ode à arte e resgata os tempos áureos do hard rock oitentista, da mesma forma que a balada “Há Cura”, com ótimo riff e solos bastante inspirados de guitarra.

Estranha mesmo é a versão de “Porto Solidão”, do cantor romântico Jessé, morto nos anos 80. Ortona e os irmãos Silva se esforçam, mas a canção não combina com os arranjos pesados e com os solos cheios de nota que procuram evidenciar a dramaticidade da música. A banda se dá melhor Na românticas desesperadas “Tango” e “Fica Comigo”.

A produ8ção enxuta e clara de Thiago Bianchi, vocalista do Noturnall e do Redy to Be Hated, deixa tudo bem equilibrado e com uma ambientação moderna para um som que remete aos anos 80 e 90. . O som é bem adequado para uma banda nova de 35 anos.

Kavla (foto: divulgação)

Retorno como sexteto

“Intenso” é o retorno do Kavla depois de 15 anos de hiato. A formação atual tem Sandro Silva (guitarra), Fábio Silva (guitarra), Allan Ortona (vocal), Dill Ferrari (bateria), Marcelo Eiger (baixo) e Erick Scaryus (teclados).

O álbum conta com 12 músicas, sendo 11 inéditas e a versão incrível de “Porto Solidão”, clássico da MPB na década de 1980 na voz do saudoso Jessé.

As letras falam de situações do cotidiano, abordando vários temas com destaque para a música “Tango” que mistura tango com rock, que irá surpreender e agradar a todos os fãs de metal.

Sandro Silva explica a motivação para a volta: “Decidimos lançar o disco com letras em portugues, pois queríamos experimentar a sonoridade de nossas músicas com a língua portuguesa, foi um grande desafio, mas achamos que o resultado ficou ótimo, cada música conta uma história diferente de questões do cotidiano. Certamente as pessoas vão se identificar com nossas letras.”

O guitarrista Fábio Silva reflete sobre a profundidade emocional da música e do videoclipe “Um Solitário Sem Querer”, abordando o sentimento de solidão que persiste mesmo em ambientes animados e repletos de pessoas. “De repente a gente percebe que a solidão pode estar em todo lugar, até mesmo nos lugares mais cheios, animados e divertidos… Na verdade, a solidão está num lugar muito cruel… ela está dentro de nós. ‘Um Solitário Sem Querer’ conta um pouco desse sentimento ambíguo de estar rodeado de pessoas e se sentir sozinho…”, comenta Fábio Silva, guitarrista da banda, ao refletir sobre o tema central da música.

Uma característica da banda que foi mantida é é a diversidade de influências e o domínio técnico de cada integrante são evidentes nas faixas do álbum, que convidam os ouvintes a uma imersão em uma jornada sonora intensa e pulsante, característica que se tornou uma assinatura da banda ao longo dos anos.

O álbum chega como um presente aos que acompanharam a banda Kavla desde suas primeiras composições, evoluindo junto com os músicos ao longo de sua trajetória. Cada faixa de Intenso foi pensada para trazer algo novo e impactante, fortalecendo o laço entre a banda e seu público fiel.

Com “Intenso”, o Kavla se prepara para iniciar uma nova fase em sua carreira, apostando em sua essência e qualidade musical para cativar tanto os fãs de longa data quanto novos ouvintes.

O álbum é uma amostra do potencial artístico da banda e uma celebração de seu compromisso com o rock nacional, abrindo caminho para futuras conquistas.

Compartilhe...