A primeira gravadora “independente” do mundo e a que oferece as melhores condições artísticas a suas estrelas. Era dessa forma que o empresário inglês Andrew Loog-Oldhjam apresentava o projeto da Immediate Records em 1965. Ousado, criativo e corajoso, enfrentou dificuldade imensas e adversários poderosos, mas fez um bem danado à música pop.
Mesmo com vida breve, a empresa foi marcante e na celebração de 60 anos terá uma série de álbuns de seu elenco relançados, e o primeiro é “Nice”, da banda de rock progressivo The Nice, criado pelo tecladista Keith Emerson antes do trio Emerosn, Lake & Palmer.
A bravata de Oldham não fazia sentido, primeiro porque não se sabe se foi a primeira gravadora independente – isso depende do ponto de vista. Depois, de independente ele não tinha nada, já que era o empresário dos Rolling Stones.
Oldham tentou contratar The Who, mas a banda estava comprometida com outra gravadora e empresários ferozes. Então deu chance a um quarteto de adolescentes que rivalizava com o Who entre os jovens dos mods, os Snall Faces, que lançaram, todos os seus singles e os dois úniucos álbuns pela Immediate.
The Nice foi outra boa aquisição, por mais que Emersopn fosse megalomaníaco e já mostrasse ser um músico genioso. Todos os quatro álbuns da banda pelo selo são bons.
E ainda transformou estrela uma cantora negra norte-americana que era coadjuvante em shows e gravações na Inglaterra. P.P. Arnold tinha uma voz angelical de inspiração gospel e rivalizava com as inglesas Dusty Springfield, Lulu e Marianne Fathfull
A série comemorativa em CDs e de discos de vinil em capas originais, material de arquivo, entrevistas e compilações curadas por artistas, como parte de uma iniciativa para revitalizar o legado da editora e de seus artistas.

Em manifesto enviado à imprensa quando da fundação, Olfham e seu sócio, Tony Calder, diziam que o principal objetivo era dar liberdade criativa aos artistas, refletindo o vibrante cenário musical de Londres na época.
A gravadora destacou-se por apoiar músicos populares, como Chris Farlowe, e também por lançar obras importantes como a interpretação de “I’m Not Saying” por Nico.
Os relançamentos foram aprovados pelos artistas e/ou administradores e espólios. Incluem caixas de luxo de edição limitada com material raro e não publicado, além de compilações e caixas de singles. As gravações são masterizadas a partir de fontes de fita originais, muitas delas provenientes de arquivos pessoais de artistas da Immediate.
A responsabilidade pelas reedições é da gravadora Charly Records, que atualmente possui o catálogo, anunciou uma série de lançamentos especiais em vinil.
A série de aniversário inclui álbuns de artistas como Small Faces, Humble Pie, Chris Farlowe, The Nice, Billy Nicholls e P.P. Arnold, em edições de vinil que reproduzem as capas originais. Trarão também novas edições trazem notas detalhadas e entrevistas com artistas, com material remasterizado a partir das fitas originais, muitas vindas de arquivos pessoais.
O pacote resgata ainda a série de coletâneas “Blues Anytime”, curada entre 1965 e 1967 teve Mike Vernon e Jimmy Page coo curadores e organizadores. Uma das pérolas será o resgate de gravações raras dos Small Faces realizadas em 1966 e 1967 no Reino Unido.
Apesar do sucesso inicial, problemas financeiros levaram ao encerramento das atividades da Immediate no início de 1970. Curiosamente das bandas que eram contratadas não existiam mais nessa época – Small Faces, The Nice, a primeira versão do Fleetwood Mac e muitas outras.