Devemos celebrar a vitória da democracia, mas lamentar muito as circunstâncias políticas atuais. Muita gente comemora a condenação do nefasto ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, mas é de profunda tristeza por sermos obrigados a passar pelo constrangimento de continuar convivendo com taques institucionais por parte de ima extrema-direita nojenta e asquerosa.
A professora de história Heloisa Starling, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), autora do livro ”A Máquina do Golpe” (sobre o golpe militar de 1964) , diz que a maturidade política só é atingida quando a democracia estiver totalmente nos corações das pessoas.
Esse é um ponto central da vida política atual: o quanto a democracia realmente está sólida e é considerada fundamental para a normalidade da vida brasileira?
O julgamento de Bolsonaro é crucial para medir a temperatura política e a profundidade da cultura democrática no país. O retrato da condenação necessária dos golpistas não é bonito e é perigoso: mostra que a democracia está sendo relativizada como nunca, assim como a soberania do Brasil.
Mais do que pacificar o país e amenizar a polarização política, é necessário que consolidemos as instituições, ainda frágeis mesmo em democratização.
A fragilidade democrática fica explícita quando um terço dos eleitores ainda apoia um político condenado por tentativa de golpe; quase 50% acham que esse mesmo político deplorável está sendo perseguido politicamente; que o STF (Supremo Tribunal Federal) comete abusos em tempo integral e é de “esquerda”; que mais de 40% não se importam em viver em uma democracia ou submetida a uma ditadura violenta.
A condenação de Bolsonaro é um fato importantíssimo e deve ser comemorado como uma vitória da democracia. Por outro lado, serve de alerta para um futuro tenebroso no qual forças fascistas estão se mobilizando para depredar instituições e solapar a mesmad3mocracia.
A simples existência de gente podre como os golpistas condenados mostra que a doença ainda não foi debelada e ameaça a vida brasileira.