Destemidas e furiosas: o som pesado de Eskröta, The Mönic, Malvada e Twilight Ayra

Eskröta (foto: divulgação)

Música pesada, engajada e contundente tem marcado os lançamentos recentes de bandas com forte presença de mulheres. O som é brutal nos casos de Eskröta e The Mönic e mais técmico no caso da Twilight Aura, esta uma das novas forças do power metal nacional.

O trio paulista Eskröta, formado por duas mulheres e um homem, acaba de lançar o single e clipe para “A Bruxa”, talvez a canção mais pesada da história da banda.

A mistura de tharsh netal e hardcore casou bem com o instrumental da banda, que tem forte presença ativista nas causas LGBTQIA+ e nos direitos das mulheres.

A música é uma alegoria sobre a eterna perseguição e execução de mulheres ao longo da história sempre que elas contestaram ou questionaram – ou simplesmente quiseram ser elas mesmas ou lutaram por seus direitos.

The Mönic, também paulista, é um quarteto com três mulheres e um homem, o baterista, como na Eskröta. Também abraçam causas feministas e LGBTQIA+ e mais recentemente adotara, um som mais pesado, principalmente em “Lobotomia”, um brado contra a alienação política e social de uma sociedade que pouco se importa om causas sociais.

Com uma letra bem sacada e quase berrada, a música tem peso e velocidade suficientes para chocar e incomodar.

Twilight Aura é uma banda recente formada pelo guitarrista André Bastos, hoje radicado nos Estados Unidos, mas que já trabalhou com o Angra nos primórdios desta. Está divulgando dois singles com clipes, “Yourself Again” e “Laws of Life”, os dois com a voz maravilhosa de Daísa Munhoz, hoje a melhor cantora brasileira de rock ao lado de Gabby Vessoni (Fleesh). 

A curiosidade é que “Laws of Life” tem vocais de apoio de André Matos (1971-2019), ex-vocalista do Angra e do Shaman. É uma gravação de 1992, quandoi Bastos integrava a banda Skyscraper. 

O metal da banda é mais puxado para o tradicional, remetendo a um passado dos anos 90, mas as guitarras bem trabalhadas são suficientes para colocar o grupo na vanguarda do power metal deste século. “Laws of Life” é a melhor canção, com solos bem construídos de guitarras e belos arranjos de teclados. A interpretação de Daísa é um show à parte, exalando técnica e feeling em doses equilibradas.

A cantora é nome predominante em vários projetos de metal no Brasil. Sua banda principal ainda e a Vandroya, mas ela também empresta a voz para Souspell Metal Opera pera a banda de folk metal mineira Tuatha de Danann.

A expectativa para junho é para o lançamento do segundo álbum da banda paulista Malvada, o primeiro dentro do contrato com a gravadora italiana Frontiers. A guinada promete ser radical – d hard rock bem bluesy para um metal amis moderno e com letras que valorizam o universo feminino, com letras em inglês em forte carga emocional.

Compartilhe...