Escolha uma Página

Lachy Doley (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Eugenio Martins Junior – do blog Mannish Blog

A organização da 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores festivais do país, divulgou a programação do evento que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Esse ano a programação está turbinada e o com alguns retornos. São os casos do baixista Richard Bona, do saxofonista e clarinetista James Carter, o grupo de jazz fusion Spyro Gyra e os blueseiros Tommy Castro e Kenny Brown, e ainda otem  brasileiro Romero Lubambo.

Aportam pela primeira vez no festival a baixista e compositora polonesa Kinga Głyk e o pianista e cantor australiano Lachy Doley com seu trio.

O Brasil estará no festival com uma homenagem a Cássia Eller, no show de lançamento do icônico  álbum “Cássia Eller & Victor Biglione In Blues”, com o próprio Biglione na guitarra, Dudu Lima no baixo e a Taryn Szpilman na voz. 

O lendário Armandinho Macêdo (ele mesmo, o do trio elétrico), se apresenta com o Chico Chagas Quarteto. O baixista Celso Pixinga se apresenta com seu quarteto no dia de abertura e o Nasi, vocalista da banda IRA, convida a maior banda de blues do Brasil, a Blues Etílicos.

m sua 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival apresenta números invejáveis. Ao longo dos anos, às vezes com muita dificuldade devido aos ataques sofridos pelos profissionais que produzem cultura usando a Lei Rouanet, festival apresentou cerca de 600 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do Jazz, Blues e da música instrumental internacional e nacional.

Durante todo esse períodom o festival manteve-se fiel à sua proposta inicial que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade e fomentar a economia através de sua continuidade.

Segundo estudo realizado pela comprovado por estudos realizados pela FGV-RJ, pelo SEBRAE e pela Secretaria de Turismo de Rio das Ostras, as últimas sete edições atestam a injeção de 9