A formação clássica do Kiss não existe mais. O guitarrista Paul “Ace Frehley morreu nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, aos 74 anos. Ele estava internado em um hospital há algumas semanas por conta de uma queda sofrida em um estúdio. Bateu a cabeça ao cair e teve sangramento no cérebro, o que agravou quadro.
Ace era um artista daqueles cuja importância é impoaaível de medir. Assim como o cantor Ozzy Osbourne (Black Sabbath) e o guitarrista Keith Richards (Rolling Stones), não era o melhor em seu instrumento, mas a sua influência é absurda, a julgar pela enorme quantidade de músicos que afirmam ter decidido entrar para a música após ouvi-lo e, principalmente, vê-lo.
O estilo “bluesy” de tocar e a facilidade de criar riffs tornaram a sua entrada no Kiss, em 1973, obrigatória. Ao formar a dupla de guitarras com paul Stanley, moldou muito do que se ouviu e ouve no hard rock até hoje, mas principalmente nos anos 80.
Dá para afirmar que era um estilista, com o som dos primórdios do Kiss tendo sua cara. Mesmo não sendo um fanático poe Beatles como Paul Stanley e o baixista Gene Simmons, respeitava demais a banda de Liverpool e, de certa forma, conseguia emular algumas sequências melódicas inspiradas neles.
Entretanto, preferia os Rolling Stones, tanto que no álbum solo “Ace Frehley”, lançado em 1978, regravou a ótima “2000 Man”, onde seus vocais já estavam mais firmes e convictos.
Com todo o marketing e a promoção que sempre cercou o Kiss, não erra quem afrma ser Ace Frehley a parte mais autêntica da banda, até porque nunca fez questão de esconder suas discordâncias era desavenças artísticas e administrativas com os outros músicos.
O ressentimento om Stanley e Simmons aumentou na mesma proporção em que entrou de cabeça no mundo do sexo, drogas e rock and roll, da mesma forma que o companheiro baterista Peter Criss.

Os dois viviam em litígio com os “patrões” e praticamente não tocaram nos discos lançados pelo Kiss entre 1979 e 1981. Criss foi demitido em 1980 e Frehley aguentou até o começo de 1983, quando saiu para uma carreira solo errática, primeiro com q banda Frehgley’s Comet, e depois como artista solo. Nunca mais obteve o sucesso que sentiu com o Kiss.
Voltou para tocar no especial acústico da MTV em 1995, que foi um estrondoso sucesso, efoi convidado a voltar para o Kiss no ano seguinte, junto com Criss, mas os dois saíram brigados novamente em 2002.
Ao longo dos anos, Paul Stanley foi mais comedido ao falar dos dois ex-companheiros, seja em entrevistas ou mesmo na sua autobiografia. Nunca deixou de reconhecer os méritos dos dois na ccnstrução da primeira fase do Kiss.
Gene Simmons, ao contrário, foi menos tolerante e sempre criticou a falta de profissionalismo de Criss e Ace, embora nunca falasse publicamente sobre as queixas de ambos sobre divisão de dinheiro e falta de protagonismo na banda.
N entanto, o baixista foi emotivo e elegante ao comentar a morte do ex-companheuiro. “Nossos corações estão partidos. Ace faleceu. Ninguém pode tocar o legado dele. Eu sei que ele amava os fãs. Ele me disse isso muitas vezes. Mais triste ainda, Ace não viveu o suficiente para ser homenageado no evento Kennedy Center Honors em dezembro. Ace foi o eterno soldado do rock (‘rock soldier’). Que seu legado continue vivo!”, escreveu mnas redes sociais.
Stanley seguiu a trilha de Simmons> “Estamos devastados com a morte de Ace Frehley. Ele foi um soldado do rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos mais formativos da banda e de sua história. Ele é e sempre será parte do legado do Kiss. Nossos pensamentos estão com Jeanette (ex-esposa), Monique (filha) e todos aqueles que o amavam, incluindo nossos fãs ao redor do mundo.”
Por fim, Crciss também não economizou na emoção: “Com o coração partido e profunda tristeza, meu irmão Ace Frehley faleceu. Ele morreu em paz com sua família ao seu redor. Minha esposa e eu também estivemos com ele até o fim. Eu te amo, meu irmão. Meus sentimentos e orações vão para Jeanette, Monique, Charlie e Nancy e toda a família estendida de Ace, companheiros de banda, fãs e amigos. Que o Senhor os conforte neste momento difícil.