Depois da obra-6prima, a interrogação. Como superar “The Dark Side of the Moon”, de 1972? A única solução era criar uma obra conceitual tão monumental quanto, e então “Whis You Were Here” foi lançado há 59 anos. É um trabalho estupendo, ainda que não tenha superado o disco anterior.
A nova versão relançada, ampliada e com tratamento moderno de remixagem e renasterizaçãom tem em sua versão mais grandiosa três CDs que incluem um CD ao vivo registrado em Los Angeles, Califórnia, em 1974..
Também há seis versões alternativas e demos inéditas. Essas raridades incluem duas demos de “The Machine Song” (que se tornaria “Welcome to the Machine”), a primeira tomada de “Wish You Were Here” e uma nova mixagem estéreo da totalidade de Shine On You Crazy Diamond” (Partes 1-9).
É um acervo considerável de material audiovisual que narra a tarefa hercúlea da banda britânica de dar sequência ao sucesso comercial de “The Dark Side of the Moon”,, que estava nos estágios iniciais de uma impressionante trajetória de vários anos nas paradas da Billboard.
Depois de cogitar uma peça conceitual envolvendo “objetos domésticos” (ouvida na faixa bônus “Wine Glasses”), Wish You Were Here trata principalmente da dormência da ausência. “Welcome to the Machine” e “Have a Cigar”.
A banda pensou e, fazer um álbum duplo e ampliou o conceito durante a produção do trabalho. As músicas falam de ausências e perdas, mas também retoma temas de “Dark Side” como ansiedade e claustrofobia da vida moderna. Tem sátiras mordazes da política das gravadoras, enquanto a faixa-título e a épica “Shine On You Crazy Diamond” abordam, de diferentes maneiras, a saída do membro da banda Syd Barrett (1946-2006) devido a problemas de saúde mental.
Barrett, quase irreconhecível, apareceu no estúdio durante a mixagem de “Shine On You Crazy Diamond”, inicialmente não reconhecido por nenhum dos membros da banda e, segundo relatos, levando o cantor/compositor/baixista Roger Waters às lágrimas com sua aparência e presença distante. Ele quase nunca mais foi visto em público e morreu de câncer em 2006.