A luta pela preservação da cultura contra monstros corporativo destrutivos tem mobilizado diversas parcelas das sociedades no mundo tudo – m alguns lugares, a preservação do patrimônio histórico e cultural é tão importante e vital que algumas sociedades impõe o assunto em orçamentos governamentais para impedir que monstros corporativos destrutivos consigam demolir tudo.
Quase sempre artistas importantes se envolvem em campanhas e eventos que lutam pela preservação do patrimônio. Em São Paulo, muita gente se mobilizou para evitar a transferência e o fim do Teatro do Contêiner, mas está ignorando a provável demolição do fundamental teatro Procópio Ferreira, nos Jardins.
Uma dessas grandes mobilizações nos Estados Unidos originou um festival beneficente que acaba de ter o áudio lançado em CD e nas plataformas digitais, com participação de nomes importantes como Alice Cooper, Josh Homme (Queens of Stone Age) e Paul Rodgers (ex-Free e bad Company), entre outros.
“Rock the Plaza: Concert to Save the Historic Plaza Theatre in Palm Springs” reúne parte do show que arrecadou fundos para a campanha de salvação do importante teatro californiano que recebeu algumas das maiores produções musicais e shows de rock que se tem notícia.
O Plaza Theatre em Palm Springs, Califórnia, era exatamente o tipo de local que precisava dos ingredientes essenciais para ser restaurado e receber atenção de artistas e do poder público.. Aberto pela primeira vez em 1936, este clássico edifício Art Déco foi palco de muitos grandes eventos ao longo dos últimos 100 anos.
E assim, em 11 de novembro de 2022, liderado por Brian Ray (guitarrista de Sir Paul McCartney por mais de 20 anos), um evento beneficente de gala foi realizado para restaurar um dos marcos mais preciosos de Palm Springs, o histórico Plaza Theatre.
Ray e seu codiretor musical, Spike Edney (Queen, Eric Clapton, Elton John, Aretha Franklin), reuniram uma banda de estrelas para acompanhar os quatro artistas principais do show da noite. Alice Cooper; Paul Rodgers, Joshua Homme e a guitarrista australiana Orianthi.
A banda de apoio dessas lendas, além de Ray e Edney, incluía Matt Sorum (Guns N’ Roses), Eric Singer (KISS, Black Sabbath), John Button (Shakira, The Who, Sheryl Crow) e o guitarrista dos guitarristas, Pete Thorn. O talento musical deles inspirou Alice Cooper a dizer após sua apresentação: “Que banda… a melhor banda do país!”
que tornou esta noite memorável não foram apenas as versões estelares dos clássicos dos artistas (“School’s Out”, “I’m Eighteen”, “Can’t Get Enough”, “All Right Now” e “I Sat By The Ocean”), mas também as versões completamente únicas que cada membro da banda apresentou… ouça a interpretação impecável de Joshua Homme para “Let’s Dance”, de Bowie; Paul Rodgers cantando a contagiante “I Thank You”, de Sam & Dave; a versão triunfante de Alice Cooper para “My Generation”, do The Who; e a versão divertida de Orianthi e Brian Ray para o dueto de Sonny & Cher, “I Got You Babe”.
Artistas californianos t}em se mobilizado com frequência para salvar ou recuperar equipamentos culturais relevantes e servem de referência para outros que fazem movimentos semelhantes pelo mundo – e que o álbum sirv de inspiração para que brasileiros se mobilizem mais, especialmente agora que o teatro Procópio Ferreira corre perigo em São Paulo.