Era cativante e atraente: um seiado de TV datado e quase descolorido de tantas reprises, com roteiros simplórios r infantis embalados por músicas pop fabricadas para entreter e nada mais – mas que funcionavam perfeitamente. E The Monnkees ficou impregnado nas melhores memórias de milhões de crianças entre 1865 d 1980, embora tenha durado apenas três temporadas.
Era para ser uma respostam bem humorada e mais maluca aos Beatles, da Inglaterra, mas The Moonkees foram muito mais do que isso – foram a face risonha e positiva do sonho americano, que começava a desmoronar por causa da Guerra do Vietnã, pela violência gerada pelas exigências de extensão dos direitos civis para todos e pelo racismo latente na sociedade estadunidense.
Assim como os episódios para a TV, as canções da trilha sonora, cantadas pelos quatro, mas executadas por músicos de estúdio, eram deliciosamente anacrônicas e fora da moda, que abraçava a psicodelia e o blues pesado, sem falar no início do rock progressivo.
A banda foi oficialmente criada em 1965 após um longo e rigoroso processo seletivo. O primeiro single só seria lançado um ano depois – uma canção simples, rápida e esquecível, ou nem tanto, pois “Lçast Train to Clarksville” era genuinamente americana, composta por compositores profissionais.
Misteriosamente, não há nada preparado para celebrar a data, nem lançamentos, relançamentos ou shows. A primeira boy band da história, que soube como ninguém isar vídeo e música para atingir o sucesso rápido e que ousou enfrentar Beatles, Beach Boys e Rolling Stones, parece estar esquecida em um ano tão importante para a memória do quarteto.
Dos quatro integrantes, o “baterista” e melhor cantor é único vivo dos quatro e completou recentemente 80 anos de idade. Micky Dolenz era ator mirim de TV nos anos 50 e descobriu que sabia cantar muito cedo, mas jamais tinha chegado perto de uma bateria. Entretanto, cumpriu bem o seu papel no seriado.
“Não sei como medir o legado da banda e do seriado de TV. Mas só o fato de estarmos sendo lembrados e revisitados 60 anos depois é revelador e maravilhoso”, disse o músico ao site americano Clevelanmd.com.
O cantor e “pianista” Dvy Jones (obrigou David Bowie a adotar esse nome para não haver confusão), inglês de Manchestar, foi o primeiro a morrer, em 2011, aos 66 anos, de ataque cardíaco. O coração também matou o baixista nova-iorquino Peter Tork, em 2019, aos 77 anos. Por fim, o texano Nike Nesmith morreu de problemas cardíacos em 2021, aos 79 anos.
Não era amigos e tiveram muitas desavenças ao longo de mais de cinco décadas após o fim da série e da banda. Fizeram algumas reuniões e ensaiaram algumas voltas, mas nada prosperou.
O encanto daquelas três temporadas tinha sumido. por maios que continuassem inesquecíveis nas mentes de milhões de garotas alucinadas e de crianças que começaram a dorar rock.
Era uma banda artificial formada por atores que não tocavam suas músicas em um seriado de TV quase infantil. Mas e daí? Até hoje músicas como “Last Train to Clarksille”, “I’m Believer”, “Daydream Believer”, “(I’m Not Your) Stepping Stone” e a faixa-tema do seriado acendem várias luzes de satisfação em adultos de várias eras – é a memória afetiva de um tempo idílico e lúdico, de descobertas de muitos prazeres e de toda uma vida.
“Difícil de acreditar, mas ‘Last Train to Clarksville’ foi lançado este mês, em 1966. E faz 60 anos que a banda foi formada”, disse Dolenz. “Foi o nosso single de estreia, e eu tive a sorte de ser o vocalista principal. Não sabíamos o que esperar, mas em novembro ela já havia subido para o primeiro lugar na Billboard Hot 100.”
O sucesso da música marcou uma virada para a banda, que foi inicialmente formada para um programa de televisão como a resposta americana aos Beatles. Por trás de sua melodia cativante, “Last Train to Clarksville” carregava uma mensagem mais profunda. “Embora soasse como uma música pop à primeira vista, na verdade foi escrita como um comentário sutil sobre a Guerra do Vietnã”, revelou Dolenz. A música serviu como “uma maneira de colocar uma música de protesto no rádio sem ser proibida”.
Os compositores Tommy Boyce e Bobby Hart criaram a letra para contar a história da despedida de um soldado de sua namorada antes de ser enviado para o serviço militar, com versos como “Não sei se algum dia voltarei para casa”, que ganharam um novo significado no contexto da Guerra do Vietnã.
Dolenz, que iniciou sua carreira no entretenimento como o ator mirim “Mickey Braddock” na série Circus Boy, dos anos 1950, continua a manter o legado da banda após as mortes de seus companheiros de banda Jones em 2012,
Os Momnkees foram esfarelando a parir de 1968, quando o seriado de TV foi cancelado. Pter Tork saiu em 1968, Mile Nemsith, no ano seguinte, e a banda encerrou as atividades em 1970. Todos iraram artistas solo, exceto Dolenz, que seguiu carreira no cinema e no teatro. Voltaria Pa música somente nos anos 90.