Bo auge do blues brasileiro, nos anos 90, havia uma trinca de ouro nas guitarras e uma quadra de ases entre as bandas. Os guitarristas André Christóvam, Nuno Mindelis e Celso Blues Boy estavam voando, enquanto as bandas cariocas Blues Etílicos e Big Allanbik e as paulistas Blues Jeans e Irmandade do Blues. Somente a primeira conseguiu manter uma carreira consistente e caminha para 0n40º ano de existência.
A Irmandade do Blues ainda está na ativa com mais de 30 anos na estrada, mas sua trajetória é bem acidentada, com alguns hiatos e poucos lançamentos de canções inéditas. Quem procurava nas plataformas de streaming os álbuns da banda só encontrava o último, “Fronteiras”.
Por algum motivo burocrático, os três primeiros trabalhos, gravados no final dos nos 90 e início deste século, estavam indisponíveis nas plataformas de streaming. Não estão mais. “Veneno”, “Good Feelings” e irmandade do Blues ao Vivo” já podem ser acessados e apreciados.
Das quatro bandas citadas, a Irmandade era a mais blues rock, com um som mais pesado e apostando mais no cancioneiro em português, como o Blues Etílicos.
Seu guitarrista, ótimo Edu Gomes, é um estilista com uma extensa bagagem sonora de influências do rock setentista, enquanto o vocalista e gaitista (e ocasionalmente, na época, guitarrista) Vasco Faé trazia o melhor do blues tradicional americano. Sílvio Alemão, o baixista, era um virtuoso do instrumento e tinha uma solidez impressionante, fazendo uma cozinha com o baterista prodígio Fernando Loia.
O prestígio do grupo era tamanho que o show que foi gravado para ser lançado em CD, em Santo André (ABC Paulista) contou com convidados especiais de nível internacional, como o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) e o cantor André Matos (1971-2019, ex-Viper, Angra e Shaman)..
A Irmandade do Blues pe um patrimônio histórico do blues nacional e era absolutamente inaceitável e inexplicável que sua obra estivesse escondida por questões burocráticas. Há dez anos a banda se tornou um trio com a saída de Edu Gomes, hoje em carreira solo e integrante da banda do tecladista e cantor Adriano Grineberg. Infelizmente tem sido uma raridade ver uma apresentação da banda na atualidade.