Os Rolling Stones estavam fazendo sucesso na cola dos Beatles, mas ainda eram uma banda de pub, tocando versões sujas e violentas de blues antigos. Nem mesmo uma canção dos Beatles, cedida por John Lennon e Paul McCartney parecia empurrar a banda para as composições próprias. “I Wanna Be Your Man”, fez sucesso moderado, mas era uma canção menor dos Beatles – e ficou apenas razoável com os Stones.
Depois de dois álbuns lançados em 1964 com praticamente versões de clássicos do blues, Mick Jagger e o empresário Andrew Loog-Oldham se convenceram de que era necessário fazer canções próprias para ao mens sobreviver, ou então o ano de 1965 marcaria o fim dos incipientes, mas talentosos Rolling Stones.
E então veio “Ou o Our Heads”, o [açbum qu e finalmente fez os stones se tornarem uma banda de verdade não mais um grupo suburbano de clubes que tocava Muddy Waters e Howlin’ Wolf. O terceiro disco da banda acaba de ser relançado no seu aniversário, remasterizado e remixado, mas sem material adicional.
É uma obra que mostra um quinteto anda busa de uma identidade e de maturidade, mas com um norte definido e com as primeiras canções da dupla Mick Jagger e Keith Richards de qualidade. Os verdadeiros Rolling Stones finalmente se apresentavam como uma banda de verdade.
Imaginava-se que o guitarrista Brian Jones, com seu imenso talento, se engajaria na composição, mas não mostrou interesse, preferindo se dedicar à vida de dândi astro de rock e chafurdar nas drogas. Então Jagger e Richard se trancaram na cozinha da casa de Oldham e só saíram depois de concluírem duas canções. Deu certo, ainda que as duas primeiras não fossem lá essas coisas. Estava inaugurada a parceria que sustentaria a banda.
“Oit of Our Heads” traz os Stones com mais personalidade e explorando mais as possibilidades de estúdio e de seus instrumentos. O talentoso Jones não compunha, e começava a se ressentir disso, mas acrescentava boas ideias na guitarra e na gaita, além de outros instrumentos que arriscava a tocar no estúdio.
Foi lançado em 1965. Foi lançado nos Estados Unidos em 30 de julho pela London Records, e no Reino Unido em 24 de setembro pela Decca Records. A versão americana do álbum foi o primeiro disco dos Stones a alcançar um milhão de cópias vendidas e a alcançar o primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos, muito graças ao sucesso de “(I Can’t Get No) Satisfaction“.
O sucesso deste álbum nos Estados Unidos, e, principalmente, o estrondoso sucesso obtido pela canção, foram decisivos para alçar os Rolling Stones, até então apenas uma das bandas de rock da Invasão Britânica, a concorrente dos Beatles. O álbum possui participação do baterista dos Beatles, Ringo Starr.
P.S.: Quase todos os artistas ingleses tiveram suas discografias desfiguradas nos Estados Unidos, principalmente Beatles e Rolling Stones. As gravadoras americanas detentoras dos direitos de lançamentos costumavam juntar singles/compactos para maximizar lucros. Por isso “Out of Our Heads” é considerado o sexto disco americano dos Rolling Stones, enquanto na Inglaterra, corretamente, é o terceiro. “Roliing Stonesd, Now”, lançado no Reino Unido antes, em 1965, é uma reunião de singles
Versão britânica
·
Lado A
1. “She Said Yeah” (Sonny Christy, Roddy Jackson) – 1:34
2. “Mercy, Mercy” (Don Covay, Ronnie Miller) – 2:45
3. “Hitch Hike” (Marvin Gaye, William Stevenson, Clarence Paul) – 2:25
4. “That’s How Strong My Love Is” (Roosevelt Jamison) – 2:25
5. “Good Times” (Sam Cooke) – 1:58
6. “Gotta Get Away” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:06
· Lado B
1. “Talkin’ ‘Bout You” (Chuck Berry) – 2:31
2. “Cry to Me” (Bert Russell) – 3:09
3. “Oh Baby (We Got a Good Thing Goin’)” (Barbara Lynn Ozen) – 2:08
4. “Heart of Stone” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:50
5. “The Under Assistant West Coast Promotion Man” (Nanker Phelge) – 3:07
6. “I’m Free” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:24
Versão americana
· Lado A
1. “Mercy, Mercy” (Don Covay, Ronnie Miller) – 2:45
2. “Hitch Hike” (Marvin Gaye, William Stevenson, Clarence Paul) – 2:25
3. “The Last Time” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:41
4. “That’s How Strong My Love Is” (Roosevelt Jamison) – 2:25
5. “Good Times” (Sam Cooke) – 1:59
6. “I’m All Right” (ao vivo) (Ellas McDaniel) – 2:25
· Lado B
1. “(I Can’t Get No) Satisfaction” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:42
2. “Cry to Me” (Bert Russell) – 3:08
3. “The Under Assistant West Coast Promotion Man” (Nanker Phelge) – 3:07
4. “Play with Fire” (Nanker Phelge) – 2:13
5. “The Spider and the Fly” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:39
6. “One More Try” (Mick Jagger, Keith Richards) – 1:58