‘Out of Our Heads’, o LP que transformou os Stones em banda de verdade, completa 60 anos

Os Rolling Stones estavam fazendo sucesso na cola dos Beatles, mas ainda eram uma banda de pub, tocando versões sujas e violentas de blues antigos. Nem mesmo uma canção dos Beatles, cedida por John Lennon e Paul McCartney parecia empurrar a banda para as composições próprias. “I Wanna Be Your Man”, fez sucesso moderado, mas era uma canção menor dos Beatles – e ficou apenas razoável com os Stones.

Depois de dois álbuns lançados em 1964 com praticamente versões de clássicos do blues, Mick Jagger e o empresário Andrew Loog-Oldham se convenceram de que era necessário fazer canções próprias para ao mens sobreviver, ou então o ano de 1965 marcaria o fim dos incipientes, mas talentosos Rolling Stones.

E então veio “Ou o Our Heads”, o [açbum qu e finalmente fez os stones se tornarem uma banda de verdade não mais um grupo suburbano de clubes que tocava Muddy Waters e Howlin’ Wolf. O terceiro disco da banda acaba de ser relançado no seu aniversário, remasterizado e remixado, mas sem material adicional.

É uma obra que mostra um quinteto anda busa de uma identidade e de maturidade, mas com um norte definido e com as primeiras canções da dupla Mick Jagger e Keith Richards de qualidade. Os verdadeiros Rolling Stones finalmente se apresentavam como uma banda de verdade.

Imaginava-se que o guitarrista Brian Jones, com seu imenso talento, se engajaria na composição, mas não mostrou interesse, preferindo se dedicar à vida de dândi astro de rock e chafurdar nas drogas. Então Jagger e Richard se trancaram na cozinha da casa de Oldham e só saíram depois de concluírem duas canções. Deu certo, ainda que as duas primeiras não fossem lá essas coisas. Estava inaugurada a parceria que sustentaria a banda.

“Oit of Our Heads” traz os Stones com mais personalidade e explorando mais as possibilidades de estúdio e de seus instrumentos. O talentoso Jones não compunha, e começava a se ressentir disso, mas acrescentava boas ideias na guitarra e na gaita, além de outros instrumentos que arriscava a tocar no estúdio.

Foi lançado em 1965. Foi lançado nos Estados Unidos em 30 de julho pela London Records, e no Reino Unido em 24 de setembro pela Decca Records. A versão americana do álbum foi o primeiro disco dos Stones a alcançar um milhão de cópias vendidas e a alcançar o primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos, muito graças ao sucesso de “(I Can’t Get No) Satisfaction“.

O sucesso deste álbum nos Estados Unidos, e, principalmente, o estrondoso sucesso obtido pela canção, foram decisivos para alçar os Rolling Stones, até então apenas uma das bandas de rock da Invasão Britânica, a concorrente dos Beatles. O álbum possui participação do baterista dos Beatles, Ringo Starr.
P.S.: Quase todos os artistas ingleses tiveram suas discografias desfiguradas nos Estados Unidos, principalmente Beatles e Rolling Stones. As gravadoras americanas detentoras dos direitos de lançamentos costumavam juntar singles/compactos para maximizar lucros. Por isso “Out of Our Heads” é considerado o sexto disco americano dos Rolling Stones, enquanto na Inglaterra, corretamente, é o terceiro. “Roliing Stonesd, Now”, lançado no Reino Unido antes, em 1965, é uma reunião de singles

Versão britânica

·
Lado A

1. “She Said Yeah” (Sonny Christy, Roddy Jackson) – 1:34

2. “Mercy, Mercy” (Don Covay, Ronnie Miller) – 2:45

3. “Hitch Hike” (Marvin Gaye, William Stevenson, Clarence Paul) – 2:25

4. “That’s How Strong My Love Is” (Roosevelt Jamison) – 2:25

5. “Good Times” (Sam Cooke) – 1:58

6. “Gotta Get Away” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:06

· Lado B

1. “Talkin’ ‘Bout You” (Chuck Berry) – 2:31

2. “Cry to Me” (Bert Russell) – 3:09

3. “Oh Baby (We Got a Good Thing Goin’)” (Barbara Lynn Ozen) – 2:08

4. “Heart of Stone” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:50

5. “The Under Assistant West Coast Promotion Man” (Nanker Phelge) – 3:07

6. “I’m Free” (Mick Jagger, Keith Richards) – 2:24



Versão americana



· Lado A

1. “Mercy, Mercy” (Don Covay, Ronnie Miller) – 2:45

2. “Hitch Hike” (Marvin Gaye, William Stevenson, Clarence Paul) – 2:25

3. “The Last Time” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:41

4. “That’s How Strong My Love Is” (Roosevelt Jamison) – 2:25

5. “Good Times” (Sam Cooke) – 1:59

6. “I’m All Right” (ao vivo) (Ellas McDaniel) – 2:25

· Lado B

1. “(I Can’t Get No) Satisfaction” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:42

2. “Cry to Me” (Bert Russell) – 3:08

3. “The Under Assistant West Coast Promotion Man” (Nanker Phelge) – 3:07

4. “Play with Fire” (Nanker Phelge) – 2:13

5. “The Spider and the Fly” (Mick Jagger, Keith Richards) – 3:39

6. “One More Try” (Mick Jagger, Keith Richards) – 1:58

Compartilhe...