Ainda tem gente que acredita em Papi Noel, principalmente na Polícia Civil brasileira e entre imbecis que chafurdam na extrema-direita – o mesmo tipo de gente que enxerga mensagens subliminares ideológicas em propagandas de chinelo de dedo
A abertura de inquérito policial contra a banda punk paulista Garoto Podres por suposta “ofensa religiosa” contra Papai Noel – que não existe, é bom frisar – expõem o abismo de ignorância em que está atolada a sociedade brasileira.
A indigência intelectual é assustadora quando gente muito burra promove boicote às sandálias Havaianas por conta d um suposto apoio ideológico à esquerda. O comercial de TV diz “Não entre em 2026 com o pé direito; entre com os dois pés” – ou quatro, no caso dos estúpidos que protestaram.
É lindo ver a atriz Fernanda Torres, protagonista d file “Ainda Estou Aqui”, que ganhou o Oscar do Melhor Filme Internacional, destilar sua classe e ironia fina na peça publicitária. O mundo fascista enlouqueceu.
São duas situações que se expuseram a burrice da direita em nível mundial, virando uma imensa chacota. Entretanto, a graça acaba quando os eventos indicam o tamanho perigo que o mundo civilizado corre com o rebaixamento em todos os níveis do debate político. Quando a ignorância avança, a verdade, a inteligência e a liberdade de expressão são as maiores vítimas.
Neste mundo de realismo fantástico, a banda paulista de punk rock viveu situações surreais neste ano de 2025. Autora de uma das críticas mais devastadoras e demolidoras da figura de Papai Noel e o ambiente de capitalismo consumista. Viu-se enredada em um comédia que descamba para o nonsense e a pura ignorância mesclada com má-fé e perversidade.
“Papai Noel Velho Batuta” é uma canção da banda lançada em 1985. O título original era “Papai Noel Filho da Puta”, mas a censura da época, resquício da nojenta ditadura militar. É uma devastadora e demolidora crítica ao Papai Noel sóboç do capitalismo consumista e ao chamado cpitalismo predatório do tipo norte-americano.
O surrealismo começa quando um ignorante perverso e cheio de m=a fé “denuncia” a banda por “ofensa religiosa contra Papai Noel, “denuncia” a banda por ofensa religiosa contra a figura de papai Noel, “símbolo de Natal conspurcado e achincalhado”.
O circo fica muito mais sem graça quando uma autoridade policial de inspiração fascista “decide” investigar a imbecilidade a ponto de “obrigar ” a banda e empresário a prestar depoimentos. Banda decidiu não identificar a cidade onde ocorreu a patifaria e nem o autor da denúncia, mas confirmou que o inquérito está em andamento.
Menos mal m que a Justiça da Paraíba tenha arquivado processo contra os Garotos Podres, também de 2025. sob a acusação de xenofobia, racismo e antissemitismo.
A banda tinha tocado em João Pessoa, capital do Estado, mas o estúpido que denunciou – admitiu não ter ido ao show – resolveu fazer a queixa absurda com base em conteúdo de algumas canções antigas, músicas irônicas e sarcásticas que estão fora do repertório há pelo menos 35 anos.
Papai Noel de Havaianas não tem graça e expõe o perigo da burrice institucional travestida de “justiça”. É a ignorância a serviço do autoritarismo do fascismo em todos os níveis.,
P.S. Papai Noel não existe. É uma figura lamentável apropriada por diversas empresas para vender mais a partir dos anos 50. Foi vagamente inspirado em lendas germânicas que foram associadas a São Nicolau, uma figura popular em regiões de línguas eslavas e germânicas que, segundo a tradição, distribuía comida aos pobres
.