Pink Floyd acabou há de anos, ms o verdadeiro fim ocorreu quatro décadas atrás

Pink Floyd em 1967 (foto: divulgação)

De todas as desavenças que marcam as trajetórias de artistas e bandas de rock, provavelmente nenhuma envolve mais ódio do que permeou a carreira do Pink Floyd. Não era simplesmente uma disputa de poder entre os líderes: as divergências desaguaram, em uma inimizade e que evoluiu para um ódio profundo.

O pacto baterista Nick Mason sempre tentou contemporizar, mas o baixista e vocalista Roger Waters e o guitarrista e vocalista David Gilmour levaram a animosidade até os tribunais e nem de longe pensaram em retomar algum tipo de contato minimamente civilizado.

Waters é fundador da banda e queria o fum dela em 1984 ale grande que já não havia mais efetiva colaboração entre os membros. Considerava que a banda era sua e, quando Gilmour ganhou na Justiça o direito de manter o nome, foi chamado de usurpador pelo ex-colega.

Gilnour entrou na banda em 1968 com a missão de ajudar a segurar o som do instável guitarrista Syd Barrett, mas os dois juntos só conviveram por poucas semanas como integrantes do Pink Floyd. Barrett saiu no começo de 1968 e tentou carreira solo. Morreu em 2006 aos 60 anos.

Oficialmente, o Pink Floyd terminou em 2015, no aniversário de 50 aos e depois do lançamento do álbum “The Endless River”, com sobras do disco “The Division Bell”, de 1994. Ba verdade, o fim de verdade ocorreu há 40 anos, em 1985, uando Roger Waters foi á Justiça para extinguir o grupo na marra.

Brigas e divergências

Já havia tensão nos estúdios durante as gravações de “Wish You Were Here”, mas o Pink Floyd começou a implodir depois do fim das gravações de “Animals”(1977), baseado no livro “A Revolução dos Bichos”, do escritor inglês George Orwell (1903-1950), uma forte crítica às sociedades totalitárias e socialistas Era o início da disputa pelo poder entre o baixista e vocalista Roger Waters e o guitarrista e vocalista David Gilmur.

A guerra interna abateu o tecladista Rick Wright (1943-2008),que saiu no começo de 1979dirante as gravações de ”The Wall”. Nesse álbum, o conceito e quase todas as músicas são de Waters.

No disco seguinte, “The Final Cut” (1983), Gilmour e Waters não se falavam mais e todas as composições são do baixista. Guitarrista tocou apenas em alguns trechos.

De forma surpreendente, Waters anunciou o fim da banda em 1984, mas Gilmour e o baterista Nick Mason contestaram a decisão na Justiça inglesa.

O Pink Floyd prosseguiu existindo provisoriamente até que houvesse um acordo definitivo na Justiça em 1988. O nome ficava com Gilmour e Mason, e Waters ficava com direitos sobre o álbum “The Wall”.

Gilmour e Mason, tendo Wright de volta, mas como convidado, lançaram dois discos de estúdio e dois ao vivo. Fizeram o último show em1995 e colocaram a banda em hibernação;

O fim definitivo veio em 2015, com o lançamento do álbum “The Endless River”, com sobras de “The Division Bell” (1994(.


O fim definitivo veio em 2015, com o lançamento do álbum “The Endless River”, com sobras de “The Division Bell” (1994(.

O quarteto da formação clássica se reunião no ´palco apenas uma vez, em 2005, para tocar no evento político “Live 8”, mas a inimizade sempre perdurou entre Waters e Gilmour. Wright morreu de câncer em2008.,

Compartilhe...