O Pink Floyd encerra um ano intenso com homenagens e celebrações de três marcas importantes: 60 anos de surgimento d banda, 30 anos do encerramento real das atividades e dez anos do anúncio oficial do fim lançamento de “Endless River”, um disco com sobras de “The Division Bell” (1994).
Os administradores do espólio da banda fizeram bastante barulho com a maravilhosa edição dos 50 anos do álbum “Wish You WHere”, que foi remixado, remasterizado e ampliado. O projeto termina com o lançamento de um clip oficial para a faixa-título, que é uma ode á ausência do guitarrista e vocalista Syd Barrett (1946-3006), que saiu do grupo em 1968 após sérios problemas psíquicos e mentais.
O clipe apresenta animação entremeada com imagens inéditas de arquivo da época ds gravação do LP e também de Barrett emuanto ele esteve mo grupo. Não é uma grande homenagem ao ex-companheiro como um grande tributo à própria band.a.
Já o guitarrista e vocalista David Gilmour coloca no mercado u,ma versão ampliada do álbum “Luck and Strange”, do ano passado. O belo trabalho ganha o acréscimo de trechos ded ensaios, execuções alternativas de músicas do próprio disco e uma lona jam session de estúdio, chamada “Bram Jam”, onde o músic a banda de apoio viajam por mais de 20 minutos misturando psicodelia, rock progressivo e muito blues. É um grande presente para os fãs.