Nenhuma banda de rock conseguiu com eficiência plena superar o maior dilema musical: o que fazer depois de lançar e gravar um dos melhores álbuns de tdos os tempos?
Os ingleses passaram por isso depois de lançar “The Dark Side of the Moon”, em 1973, e aí veio a crise criativa. Sorte de todos nós que ela não foi duradoura e legou depois o brilhante Wish You Were Here”, de 1975, um estrondoso sucesso e quase tão bom quanto o anterior.
O álbum completa 50 anos d seu lançamento neste mês e a equipe que administra o espólio d banda, aparentemente, prepara uma ação de marketing para marcar a data, talvez com um relançamento remasterizado e com material extra.
Nesta semana, todos álbuns disponíveis em plataformas de streaming tiveram as suas capas originais removidas e substituídas por imagens com fundo preto e frases descritivas sobre as capas verdadeiras. Em 1875, o álbum “Wish You Were Here” foi vendido por algum tempo dentro de uma embalagem preta, sem identificação.
O trabalho é surpreendente porque se dissociou do anterior, que era conceitual, com um tema unindo as faixas, de certa forma. “Wish You Were Here” e explora separadamente o avanço da tecnologia e a relação entre homens e máquinas.
A faixa-título, no entanto, é uma homenagem ao ex-companheiro Sy Barrett, guitarrista e vocalista fundador da banda. Ele deixou o grupo em 1968 devido a problemas psiquiátricos agravados pelo uso de drogas. Durante as gravações, apareceu n estudo em estado ruim, levando o então baixista Roger Waters às lágrimas.
O álbum abre com a ambiciosa e intrigante “Shnw On You Crazy Diamond”, uma longa canção dividida em suítes e abusando do clima “espacial”. Outro destaque é a claustrofóbica “Welcome to the Machine”
Nas novas “capas” dos discos, vê-se apenas uma frase em inglês descrevendo a imagem original de cada álbum. Em “The Dark Side of the Moon” lê-se na mova capa “A prism refracts light into the spectrum” (em tradução livre, “um prisma refrata a luz no espectro”). Já o clássico “The Wall” (1979) aparece como “A wall of white bricks with red graffiti” (“uma parede de tijolos brancos com grafite vermelho”).
A retirada da capa de “Wish You WereHJere” irritou muita gente porque é considerada uma das mais icônicas do rock ao mostrar dois homens se cumprimentando em uma rua, mas um deles ardendo em chamas – o ator que representou o incandescente na foto morreu recentemente. Seu nome era Ronnie Rondell Jr e tinha 88 anos.

Ai idealização e realização foi do fesigner Storm Thorgerson (1944-2013), do estúdio Hypgnosis, responsável pela maioria das artes do grupo. Criou uma embalagem na qual a arte ficaria “ausente”. Em depoimento `revista inglesa “Classic Rock”, o designer disse que o conceito reforçava o tema da ausência que baseia o tema da cação-título e aparece em outas go disco.
O Pink Floyd começou a implodir depois do fim das gravações de “Animals”(1977), baseado no livro “A Revolução dos Bichos”, do escritor inglês George Orwell (1903-1950), uma forte crítica às sociedades totalitárias e socialistas Era o início da disputa pelo poder entre o baixista e vocalista Roger Waters e o guitarrista e vocalista David Gilmur.
A guerra interna abateu o tecladista Rick Wright (1943-2008),que saiu no começo de 1979dirante as gravações de ”The Wall”. Nesse álbum, o conceito e quase todas as músicas são de Waters.
No disco seguinte, “The Final Cut” (1983), Gilmour e Waters não se falavam mais e todas as composições são do baixista. Guitarrista tocou apenas em alguns trechos.
De forma surpreendente, Waters anunciou o fim da banda em 1984, mas Gilmour e o baterista Nick Mason contestaram a decisão na Justiça inglesa.
O Pink Floyd prosseguiu existindo provisoriamente até que houvesse um acordo definitivo na Justiça em 1988. O nome ficava com Gilmour e Mason, e Waters ficava com direitos sobre o álbum “The Wall”.
Gilmour e Mason, tendo Wright de volta, mas como convidado, lançaram dois discos de estúdio e dois ao vivo. Fizeram o último show em1995 e colocaram a banda em hibernação;
O fim definitivo veio em 2015, com o lançamento do álbum “The Endless River”, com sobras de “The Division Bell” (1994(.
O quarteto da formação clássica se reunião no ´palco apenas uma vez, em 2005, para tocar no evento político “Live 8”, mas a inimizade sempre perdurou entre Waters e Gilmour. Wright morreu de câncer em2008.,