Poucas cisas são mais apelativas e oportunistas no mundo da música do que as caixas comemorativas que contêm relançamentos d obras históricas ou que estejam inseridas em um contexto específico que mereça uma atenção à parte. É um deleite para fanáticos e colecionadores, mas são pertinentes as críticas de que não passam de mera arqueologia roqueira” de valor questionável. São pertinentes, mas nem sempre justas.
Yes, King Crimson, Green Day e The Who, além de Deep Purple, são alguns das bandas clássicas que usaram desse expediente nos últimos anos, com resultados muito interessantes sob todos os pontos de vista. “Who Are You”, do Who, acaba de sere relançado em edição com sete CDs, incluindo material raro, inédito e ao vivo.
O relançamento mais esperado deste segundo semestre é “Black and Blue”, que está nas lojas em versão quádrupla em CD. É um álbum de transição dos Rolling Stones, contestado e bastante criticado quando de seu lançamento, em 1976, mas que o tempo se encarregou de realçar os seus méritos.
O relançamento antecipa os 50 anos da chegada do disco ao mercado e celebra a virada nusical da maior banda de rock do mundo depois de 15 anos de carreira e mais uma troca de guitarristas. Micj Taylor saiu oficialmente em janeiro de 11975 e foi substituído temporariamente por Ron Wood, dos Faes, que acabou efetivado durante as gravações do trabalho.
Foram testados também instrumentistas de alto calibre, como americano Harvey Mandel, o conterrâneo Waylo Jennings e as lendas Jeff beck e Eric Clap´ton, mas o posto ficou mesmo com Wood, cordato, migo de longa data e nenhum pouco contestador.
São vários formatos, entre 5 LPs em vinil colorido e 4 CDs, ambos acompanhados de Blu-ray, livro capa dura de 100 páginas e pôster de turnê. Também haverá edições reduzidas em vinil/CD e um vinl zoetrope limitado. O preço sugerido, segundo a imprensa inglesa, é o equivalente a R$ 2 mil.
A edição inclui faixas inéditas como “I Love Ladies” e uma versão energética de “Shame, Shame, Shame”,clássico do rhythm and blues, além de quatro jams instrumentais, um show completo em Londres (1976) e uma transmissão televisiva inédita de Paris.
O álbum original alcançou o topo das paradas nos EUA em 1976, permanecendo por quatro semanas consecutivas. Mesmo com números expessivos, bLack nd Blue” foi contestado por ser ousado demais, diversificado e com um tanto de experimentalismo que chocou os puristas., já que o rock and roll divide espaço com o reggae, com o funk e om um pouco de soul music. Entretanto, as canções não são tão inspiradas.
“Hey Negrita”, por exemplo, é um mergulho fundo na música negra americana, com seu ritmo funkeado e vocais tentando imitar os cantores do Harlem nova-iorquino. “Hot Stuff” é uma tentativa pouco interessante de emular a disco music que dominaria o mundo nos anos seguintes – e “Some Girls”, o disco seguinte da bnda.
O reggae, uma paixão de Keith Richards, comparece com “Cherry Oh Baby”, uma canção apenas correta, mas que não passa de uma imitação pouco inspirada do que Bob Marley e Peter Tosh faziam na época.
A coisa melhora com “Hand od Fate”, um riockão pesado e intenso, quase hard, em que os velhos Setone dão as caras. É a melhor música do álbum, que tem ainda “Crazy Mama”, boa canção na linha da anterior e duas ótimas baladas, “Fool to Cry” e “memory Motel”, esta com seu ar épico que recupera um pouco da melodide “Moonlight Mile”, do inédito dos aos 70. Sobrou a dispensável “Melody”, que tem um Billyu Preston, tecladista americano, desperdiçado em uma canção ruim.
Nova fase
Obra de transição, “Black and Blue” é importante porque representa a retomada dos Rolling Stones pós a saída de Mick Taylor. Havia o risco de banda acabar devido a divergências entre Mick Jagger e Keith Richards, O guitarrista estava insatisfeito com as canções compostas desde 1973. os álbuns “Goat head Sop” e “It’s Only Rick and Roll”, anteriores a “Black and Blues”.
Desgastado e irritado com Jagger e Richards, Taylor reclamava de que não era creditado nas composições mesmo colaborando muito. Na emergência, chamaram o amigo Ron Wood, ainda nos Faces, que quebrou o galho nas turnês de 1975, mas não tinha o lugar garantido.
Jagger e Richards decidiram fazer testes para contratar o segundo guitarrista enquanto gravam as novas músicas para o que viria a ser “Black and Blue”.A maioria dos testes e gravações ocorreram em Munique, na Alemanha, por onde passaram os americanos Waylor Jennings e Harvey Mandel, além dos ingleses Jeff Beck, Eric Clapton e Ron Wood. Cogitou-se um convite, no ano anterior, a Rory Gallagher, mas a ideia não prosperou.
As oito canções usadas tiveram interpretações de Ron Wood, Jennings e Mandel, e o primeiro foi anunciado como membro oficial na data de lançamento de “Black and Blue”. Cordato e camarada, bom de copo, Wood era o parceiro ideal para Richards, que desde 1972 frequentava o pub que o ex-Faces mantinha em casa. Jagger estava ressabiado,mas teve de aceitar. Foi a melhor escolha; Devidamente entorsado e aquecido por um ano e meio de shows, Wood estava à vontade para gravar “Some Gitld”, lançado em 1878 e bem recebuidi pekloa crítica e fãs, mesmo contendo material que tinhja sobrado de “Black and Blue”.
Estranhamente, uma boa versão de “Shame Shame Shame”,clássico americano do rhythm and blues, ficou engavetada por quase 50 anos e sairá agora na versão expandida de “Black and Blue”, mas também foi colocada no mercado como single promocional.
CD1: Steven Wilson Remix 2025Hot Stuff
Hand of Fate
Cherry Oh Baby
Memory Motel
Hey Negrita (Inspiration by Ron Wood)
Melody (Inspiration by Billy Preston)
Fool to Cry
Crazy Mama
CD2: Outtakes and JamsI Love Ladies
Shame, Shame, Shame
Chuck Berry Style Jam (With Harvey Mandel)
Blues Jam (With Jeff Beck)
Rotterdam Jam (With Jeff Beck & Robert A. Johnson)
Freeway Jam (With Jeff Beck)
CD3-4: Live at Earls Court 1976Honky Tonk Women
If You Can’t Rock Me/Get Off My Cloud
Hand of Fate
Hey Negrita (Inspiration by Ron Wood)
Ain’t Too Proud To Beg
Fool To Cry
Hot Stuff
Star Star (Starfucker)
You Gotta Move
You Can’t Always Get What You Want
Band Intro
Happy
Tumbling Dice
Nothing From Nothing
Outa-SpaceMidnight Rambler
It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It)
Brown Sugar
Jumpin’ Jack Flash
Street Fighting Man
Sympathy For The Devil