Rock progressivo palatável, acessível e sem a petulância de querer soar erudito. Era possível encontrar artistas deste tipo nos anos 70 e 80? Sim, e o supergrupo inglês Asia era o maior exemplo. Com o sucesso ontido entre ‘981 w ‘985. Só eu ded\ anos antes uma banda tamb´pem inglesa conciliava todos aqueles atributos e e se tornou grande e relevante.
O Supertramp, também grupo inglês, surgiu da mente esforços do tecladista Rick Davies, um fanático por pop rock sessentista e muito talentoso. Foi conspirado um dos nomes mais importantes da música em seu tempo.
Rick Davies morreu neste domingo, 7 de setembro, aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada,
mas Davies vinha lutando contra mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue, há mais de uma década.
Davies fundou o grupo em 1969, ao lado do guitarrista Richard Palmer, do baterista Robert Millar e do vocalista e baixista Roger Hodgson. Eles lançaram o álbum de estreia, “Supertramp”, com forte influência progressiva, e o segundo disco, “Indelibly Stamped”, em 1969 e 1970 respectivamente, mas ambos passaram despercebidos. Era o período em que começavam a deixar a influência de um mecenas holandês que bancou os custos iniciais
Após reformular a banda, Davies e Hodgson alcançaram o sucesso comercial com o álbum “Crime of the Century” (1974), que trouxe hits compostos por Davies, como “Bloody Well Right” e “Crime of the Century”. A canção “Dreamer”, escrita por Hodgson, também se tornou um dos maiores sucessos do grupo.
Davies ainda escreveria algumas das faixas mais icônicas da banda, como “Goodbye Stranger”, “Cannonball” e “My Kind of Lady”. O álbum “Breakfast in America” (1979), sexto da banda, foi um enorme sucesso, vendendo quatro milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Só perdeu em popularidade e vendas para “Paris”, o álbum ao vivo lançado em 1980.
Com o sucesso gigantesco na década de 80, vieram os desentendimentos entre Davies e Hodgson 9, culminando com a saída deste em 1985para uma bem-sucedida carreira solo. Praticamente nunca mais se falaram.
O Supertramp continuou com relevância até meados dos anos 90, mas deixou de tocar a maioria das músicas compostas e cantadas por Hodgson , o que derrubou a popularidade e a demanda por shows e CDs/LPs. No começo deste século, já era uma banda quase esquecida pela raridade de álbuns novos.
Nem mesmos administradores do espólio sabem dizer quando as atividades cessaram, mas há um consenso de que os últimos suspiros foram em 2009, embora Davies tenha tentado realizar shows esporádicos com a ajuda do guitarrista Carl Verheye. A última tentativa conhecida de reunião de Dvies e Hodgson data de 2011. Atpe o momento Hodgson não se manifestou sobre a morte do ex-companheiro.